02 maio 2019

Marketing de relacionamento: Estratégias eficazes para melhorar sua relação com o cliente

Sua empresa vende mais porque se relaciona ou se relaciona para vender mais? Apesar de trazerem respostas diferentes, as duas perguntas têm como premissa o relacionamento com o cliente como estratégia para aumentar as vendas. E por que essa proximidade é tão importante?

O Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias para aproximação e prospecção da marca. O objetivo principal é atrair, conquistar e fidelizar clientes, tornando-os também divulgadores da sua empresa ou produto. Essa estratégia é muito mais que uma ação para garantir a venda, mas foca também na criação de um vínculo duradouro com o consumidor.

Mas e como essa relação pode ser aplicada na prática? Cynthia Vale, Gerente de Marketing da rede Superprix, conta que, quando o assunto é supermercado, os eventos de degustação são uma estratégia assertiva para aproximar os clientes. “No Superprix estamos sempre criando eventos, aulas e degustações para atrair os clientes para a loja. As pessoas gostam de participar de novidades, é uma forma de encantar os clientes e aumentar as vendas”, explica.

Ao longo de 2018, o Superprix realizou diversos eventos de acordo com as datas sazonais e estações. Em agosto, algumas filiais da rede deram início ao Festival de Inverno com degustação de queijos, vinhos e pães especiais. No mesmo mês, o Dia dos Pais trouxe uma homenagem aos clientes que puderam experimentar petiscos de churrasco em todas as lojas. Já em setembro, o Dia do Cliente começou com um café da manhã especial em comemoração à data, com pães, frutas, biscoitos e bolos.

“Em outubro, usamos como tema o Outubro Rosa e promovemos uma aula de culinária voltada para alimentos que ajudam na prevenção do câncer, como frutas e grãos”, completa Cynthia. A rede também promoveu o Circuito de Guloseimas para o Dia das Crianças e um workshop especial de decoração natalina para ensinar os clientes a deixarem a mesa de Natal ainda mais bonita.

Neste verão, o Superprix preparou também uma programação especial para os clientes se refrescarem. “No começo do horário de verão criamos o Happy Hour SuperPrix com degustações para o cliente aproveitar antes de ir para casa. Agora neste calor estamos explorando as frutas e as cervejas especiais, tudo que é geladinho. Com isso, vamos apresentando nossos produtos e criando um relacionamento com nossos clientes”, afirma Cynthia.

Redes de supermercados focam em datas sazonais para conquistar clientes

Outra rede que aposta nas degustações e aulas de culinária para aproximação com o consumidor é a rede de supermercados Mundial. Após uma série de eventos de sucesso realizados em 2018, com degustação de vinhos e workshops de culinária para o Natal, o planejamento de ações para 2019 tem como foco as datas sazonais com receitas práticas.

“Neste ano, nossa estratégia é trazer eventos e temas variados, como aulas de sobremesas com chocolate para a Páscoa, por exemplo”, conta Vanessa Leite, Analista de Marketing da rede.

Para o Mundial, o objetivo desses eventos é não somente fidelizar, mas também atrair novos clientes. “Fazemos a divulgação das aulas e degustações através das redes sociais e também no próprio site. Dessa forma, um amigo chama o outro e, assim, conseguimos alcançar mais pessoas. A média de participantes nos eventos é de 40 pessoas, e sempre lançamos uma pesquisa de satisfação para entender os pontos fortes de cada evento e também onde podemos melhorar”, explica Vanessa.

De acordo Vanessa, as pesquisas de satisfação revelam uma carência por parte do consumidor em relação as marcas, e os elogios estão presentes na maioria das respostas. “Muitos dos nossos clientes acabam não conhecendo algumas marcas e a variedade de produtos de cada uma delas. Muitos contam que amaram os eventos, indicaram para amigos e elogiam a interação proporcionada com a marca e o supermercado”, afirma Vanessa.

A rede Pão de Açúcar também promove anualmente o Festival de Queijos e Vinhos, em que são oferecidas gratuitamente degustações de diferentes rótulos e sugestões de harmonizações com a bebida. No último inverno, foram 55 lojas participantes em todo país. Durante o período, foram anunciadas promoções especiais de queijos e vinhos.

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Como aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa?

  1. Conheça o seu público e monte uma base de dados: foque o relacionamento com o seu público-alvo;
  2. Crie perfis nas redes sociais para interagir com o seu público;
  3. Identifique o comportamento de compra do consumidor e comunique promoções e ações personalizadas para os diferentes interesses;
  4. Crie métricas e pesquisas para monitorar a satisfação – e também a insatisfação;
  5. Todo relacionamento é feito de encontros: promova eventos, workshops, palestras e degustações para trazer o seu cliente para dentro de sua loja.

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