23 maio 2019

Live Marketing na prática: Cases de sucesso no Brasil

O comportamento do consumidor mudou. E continua em constante transformação. Diante desses fatos, quais são as estratégias que sua empresa deve aplicar para acompanhar tantas mudanças? Quando o assunto é marketing, a frase de Albert Einstein “Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e buscar resultados diferentes” não poderia fazer mais sentido: as ações precisam ser diferentes para atingir um consumidor em constante evolução.

Na 31ª Super Rio Expofood, o painel “Design de Experiências” com Alexandre Mutran, Gerente de Comunicação Regional da TV Globo, abordou a mudança de comportamento do consumidor que tem priorizado cada vez mais experiências e não somente benefícios e descontos. Segundo o especialista, o Live Marketing se diferencia de outras formas de comunicação pois consegue estimular os cinco sentidos. “Quanto mais nossos sentidos são estimulados, mais forte é a memória de experiência”, afirma.

Mas, no Live Marketing uma experiência bem desenhada não deve levar somente os sentidos em conta: precisa ser planejada de forma semelhante à dramaturgia, com personagens, cenário, trilha sonora e efeitos. Todos esses elementos devem ser pensados de forma a impressionar e gerar uma memória positiva, sem perder a relevância. Afinal, as ações devem levar em consideração que o tempo investido pelo cliente para estar em contato com a marca não deve ser desperdiçado.

Por isso, o ideal é oferecer algo útil, como ações de entretenimento ou conteúdo relevantes para os consumidores. Nesse contexto, as promoções continuam como ferramentas importantes, mas não únicas. “Temos percebido um interesse cada vez maior das pessoas em causas que beneficiam a sociedade como ações de responsabilidade social, de sustentabilidade ambiental, de saúde e bem-estar. Nesse sentido, ativações de marca que incentivam a participação do público para fazer o bem são um bom caminho.”

 O Live Marketing na prática: Cases de sucesso no Brasil

O Verdejando, iniciativa da Rede Globo que há seis anos é responsável por aproximar a marca do seu público, teve início em São Paulo e já está também em Brasília, Belo Horizonte e Recife. Além de reportagens especiais sobre a importância do verde e meio ambiente, exibidas nos telejornais locais, o projeto convida as pessoas a participarem das ações de forma ativa, colaborando com a causa. São realizados mutirões de plantio, oficinas de cuidado com as plantas e distribuição de mudas. Milhares de pessoas já se engajaram nas ações que tem como objetivo impactar a forma como a população vê o verde em suas cidades. No ano do lançamento, em 2013, 70% das ligações para a Secretaria do Verde de São Paulo eram para remoção de árvores e 30% para poda e cuidados. Após o ‘Verdejando’, esse número virou, sendo que 70% dos pedidos passaram a ser de podas e cuidado. Como balanço dos últimos seis anos, o projeto já soma mais de 6,5 mil mudas plantadas.

Outro exemplo é o Supermercado Super Saudável, de São Paulo. Com um conceito de alimentação orgânica e natural, o supermercado tem uma equipe de nutricionistas que escolhe a dedo os fornecedores, com o objetivo de garantir que todos os alimentos oferecidos para o consumidor sejam, de fato, super saudáveis. E mais: o local é projetado para estimular os cinco sentidos de quem a visita. Os clientes podem escolher as hortaliças diretamente de uma horta nos fundos da loja, que está sempre limpa e climatizada para que o visitante sinta, pelo menos por alguns minutos, a sensação de estar fora do agito da cidade.

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Quisoque Prezunic: Sucesso de Live Marketing no Rio

Depois de levar um supermercado para dentro do Rock in Rio, em 2017, este ano foi a vez do Prezunic ir para a praia. A rede proporcionou para seus clientes um verão inteiro com shows, rodas de samba, workshop e degustação de drinks, treino funcional na areia, entre outras atividades. Lorena Santos, gerente de Marketing da rede apresentou os segredos desse sucesso de Live Marketing na 31ª Super Rio Expofood. A rede Prezunic se consolida como uma marca genuinamente carioca utilizando esse tipo de estratégia.

Números:

– Passagem de 8.631 pessoas no Quiosque

– Ao todo, 29 colaboradores do Prezunic trabalharam no Quiosque

– Houve 23 mil acessos ao hotsite criado especialmente para o Quiosque Prezunic

– Os serviços gratuitos de yoga, treinamento funcional e recreação infantil atenderam a 200 pessoas

– O coco verde foi o produto mais vendido, com 2.230 unidades comercializadas, seguido pelas cervejas em geral.

– Os shows de Paulo Ricardo, Arlindinho e Toni Garrido foram os que reuniram o maior número de pessoas

– O Faxinaço na areia da praia recolheu 500 meia tonelada de lixo

O Live Marketing no Brasil:

Atualmente, somos um dos mercados mais maduros do mundo em Live Marketing. Empresas de quase todos os setores, sejam B2B ou B2C, têm usado ferramentas como eventos, ativações de marca, patrocínios, promoções, viagens de incentivo e feiras com excelentes resultados de relacionamento com o público e também de vendas.

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