Fraude no azeite! Vem saber

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) emitiu mais um alerta sobre a comercialização irregular de duas marcas de azeite de oliva desclassificadas por fraude. Durante ações de fiscalização, especialistas identificaram que os produtos continham misturas com outros óleos vegetais, o que fere as normas de qualidade e autenticidade do azeite. Como resultado, 30.990 litros foram recolhidos.

Os testes foram realizados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) e confirmaram que os produtos das marcas Doma e Azapa não atendem aos padrões exigidos pela legislação. A venda desses azeites é considerada uma infração, e os estabelecimentos que insistirem em comercializá-los podem ser penalizados.

De acordo com Flávio Graça, consultor de Alimento Seguro da ASSERJ, “a fraude por adulteração do azeite com a mistura do produto com outros óleos vegetais é, infelizmente, uma prática antiga”. Ele acrescenta que “os compradores do mercado varejista e consumidores devem estar atentos às marcas com preços muito atraentes ou desconhecidas e que os supermercadistas devem realizar o recolhimento imediato das prateleiras destes e de quaisquer produtos que venham a ser desclassificados”.

O MAPA orienta os consumidores que compraram essas marcas a exigirem a substituição do azeite, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Também reforça que denúncias sobre a venda de produtos irregulares podem ser feitas pelo canal oficial Fala.BR, informando o local onde foram adquiridos.

A ASSERJ orienta que seus associados tomem as devidas providências, retirando imediatamente esses produtos sinalizados de suas gôndolas, para garantir a saúde do consumidor, sua credibilidade, além de evitar possíveis multas.

Por Publicado em: 25 de fevereiro de 20250 Comentários