Como preparar as equipes para o período de maior movimento nos mercados
Treinamento de colaboradores é essencial para um atendimento memorável em tempo de festas
Com as festividades de fim de ano e consequentemente a movimentação maior nos supermercados, varejistas precisam ter mais colaboradores nas suas lojas para lidar com a demanda. Mas também não dá para reforçar a equipe somente no volume: o time precisa de treinamento específico para momentos como esse, pois é desafiador até para quem já está acostumado a períodos de festa.
A Hortifruti Natural da Terra, por exemplo, mesmo oferecendo treinamentos contínuos ao longo do ano, com foco em cada área de atuação, intensifica a capacitação nesta época, dando ênfase no sortimento especial para as festas, como refeições prontas para a ceia e produtos sazonais como as rabanadas.
“O objetivo é garantir que todos os colaboradores estejam preparados para atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes nesta época especial”, afirma Ana Paula Martins, Head de Gente e Gestão da Hortifruti Natural da Terra.
Para tal, ela explica, a rede utiliza a plataforma de aprendizagem UniNatural, que oferece diversas trilhas de desenvolvimento e formatos de conteúdo interativos:
“Essa ferramenta é central para nossa estratégia de capacitação, permitindo que os colaboradores se desenvolvam de forma prática e eficiente, com o máximo aproveitamento do tempo disponível. Ao centralizar os treinamentos nesse canal, conseguimos otimizar a experiência do colaborador, garantindo que ele absorva os conteúdos de maneira dinâmica e em um formato acessível e prático.”
Para todos os colaboradores são feitos treinamentos gerais que abordam a cultura organizacional e valores da marca. No entanto, há capacitação específica para cada cargo e setor, como caixa, reposição e balcões de atendimento.
Essa preparação começa em novembro para quem atuará diretamente com os produtos natalinos e venda de ceias e se estendem durante todo o período de trabalho. Para os colaboradores temporários, eles passam uma semana em ambientação e integração na empresa, preparando-os para as funções específicas desde o primeiro dia.
“Entendemos que o tempo de integração e capacitação para os temporários é curto, mas é fundamental garantir que eles recebam uma formação adequada para oferecer um atendimento memorável para os nossos clientes. Assim, realizamos uma ambientação inicial e, se necessário, treinamento prático desde a primeira semana, especialmente para as atividades relacionadas à manipulação dos alimentos. Os conhecimentos específicos de cada cargo são passados diretamente nas lojas, de forma rápida e prática, para que possam atuar com eficiência”, finaliza Ana Paula
E você, supermercadista? Qual modelo de treinamento adota nessa época do ano?