Classe B foi a que mais fez compras para a Festa junina, diz pesquisa

Festa junina
Levantamento conduzido pela Totvs apurou que mais da metade das compras juninas foram feitas por consumidores entre 31 e 50 anos

Uma pesquisa feita pela plataforma de inteligência de dados da Tail, pela Totvs, apontou que a classe B foi a que mais realizou compras para cestas de festas junina em 2024, com um aumento de 8% em comparação às compras de cestas padrão, sendo os maiores índices de crescimento na região Nordeste (12,7%) e Sudeste (11,1%).

O levantamento ainda aponta que as classes A e D foram as que menos compraram cestas juninas esse ano, em comparação à compra de cestas padrão, já a classe C manteve o mesmo nível. Para ser considerada uma compra de festa junina, as cestas devem conter pelo menos dois itens dessa lista (abaixo):

  • cachaça, canjica, milho de pipoca, amendoim, pé de moleque, cocada, milho enlatado, milho fresco, coco ralado, pipoca de micro-ondas, farofa, farinha de mandioca, bolo de milho, mistura para bolo, farinha de trigo, farinha de milho, amido de milho, leite integral, leite de coco e maçã.

“As Festas Juninas são um marco muito relevante da cultura nacional e o varejo é fortemente impactado no período em todo o território nacional. É muito interessante observar e entender, com o levantamento, o perfil do comprador dos itens tradicionais e como é o comportamento de compra nos supermercados de todo o país durante os festejos. Para as marcas, essa é uma grande oportunidade de conexão com seu público, com foco em estratégias de vendas que atraiam os clientes”, comenta Elói Assis, Diretor-executivo de Varejo da Totvs.

A pesquisa também analisou os itens mais procurados este ano com relação ao ano anterior. A paçoca sem açúcar teve o maior crescimento, com 23% de aumento nas vendas em relação a 2023, enquanto a paçoca normal teve alta de apenas 1,73%. Itens típicos do período, como pé de moleque e a pamonha registraram um aumento de venda de 8% e 6%, respectivamente.

“Isso representa a procura por alimentos mais saudáveis, mesmo que no universo das guloseimas. É uma ótima oportunidade para os supermercados apostarem em produtos e gôndolas voltados para pessoas que praticam atividades físicas e estão mais preocupadas com a sua saúde, mas não abrem mão dos doces juninos. Inclusive, os cariocas são os que mais buscam por saudabilidade”, afirmou Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro.

Com relação à faixa etária dos compradores, a população de 31 a 50 foi a mais representativa, sendo responsável por mais de 50% das compras de cestas festas junina. Outro destaque fica para a população acima dos 50 anos, que comprou 20% mais na festa junina do que em outros períodos do ano.

Por Publicado em: 11 de julho de 20240 Comentários