Carrefour reinventa o hipermercado e aposta em tecnologia e praticidade

Contrariando a tendência de declínio do modelo de hipermercado, a filial do Carrefour do Norte Shopping segue em alta. Com uma ampla área de vendas de mais de 6 mil m² e um sortimento de aproximadamente 50 mil SKUs, a loja oferece um mix diversificado que inclui desde eletrônicos e alimentos até artigos para automóveis, bicicletas, eletrodomésticos, roupas, móveis de plástico, itens para praia e piscina, jardinagem, higiene pessoal e doméstica. Situada no maior shopping center da Zona Norte, atende tanto clientes do empreendimento quanto seus funcionários.
O Grupo Carrefour Brasil foi pioneiro no formato de hipermercado no país, inaugurando sua primeira loja em 1975. Ao longo desses 50 anos, o varejo supermercadista passou por profundas transformações. O modelo de hipermercado, que fazia sentido nos anos 80, período marcado pela hiperinflação, hoje enfrenta desafios diante da ascensão dos atacarejos e da mudança no comportamento do consumidor, que busca mais praticidade em lojas de menor porte para compras semanais ou até mesmo diárias.
Para se manter competitivo no setor, o grupo investe em facilidades que vão além da oferta de produtos. Entre os diferenciais estão cashback, e-commerce, cartão fidelidade, atendimento virtual com a assistente Carina pelo site e um serviço de televendas via WhatsApp. O uso de avatares também é uma estratégia de humanização de marca. “Apesar de o cliente estar diante de uma tecnologia, a persona consegue trazer empatia, identificação e, consequentemente, uma conexão emocional. O assistente virtual ainda gera diferenciação de mercado, estabelecendo uma identidade única e memorável para a marca. Hoje, a Carina está no WhatsApp, no chat do aplicativo e site do Carrefour, além de ser a voz do nosso atendimento eletrônico. Com a ampla aderência do público ao nosso avatar, decidimos estender o modelo para as demais marcas do Grupo Carrefour Brasil. No Atacadão, temos o João, e no Sam’s Club, a Samy. Ambos seguem nos mesmos canais, proporcionando atendimento personalizado e cuidadoso aos nossos clientes e sócios”, afirma Antonio Garcia, gerente de Produtos de Atendimento Digital do Grupo Carrefour Brasil.
Na filial do Norte Shopping, que gera quase 800 empregos diretos, os clientes encontram 29 checkouts, 15 self-checkouts, restaurante, drogaria, estacionamento em área exclusiva do shopping, além de uma praça de atendimento e até mesmo um cafezinho de cortesia.
A estratégia do cross selling também se destaca na área de vendas. A seção de bebês concentra todos os artigos necessários: roupas, fraldas, itens de higiene e alimentação infantil, garantindo praticidade para os pais e tutores.
Crescimento e adaptação ao novo varejo
Diante das mudanças no setor supermercadista, o Carrefour continua investindo na modernização de suas operações e no aprimoramento da experiência do consumidor. A combinação de tecnologia, variedade de produtos e serviços personalizados reforça o compromisso do grupo em se adaptar às novas necessidades do mercado.
Seja pela oferta de soluções digitais, pela ampliação dos canais de atendimento ou pelo desenvolvimento de novas experiências para os clientes, o hipermercado do Norte Shopping se mantém como um exemplo de resiliência e inovação no varejo brasileiro.