Bombril muda estratégia para recuperar espaço perdido

Depois de perseguir rentabilidade, a empresa quer ser mais agressiva em preços para turbinar sua participação de mercado

A estratégia de perseguir rentabilidade foi boa enquanto durou. Sendo menos agressiva em preços, a Bombril perdeu mercado e corre atrás para recuperar o espaço perdido. O CEO Wagner Brilhante, que já havia ocupado o cargo durante a reestruturação da empresa, voltou à cadeira em fevereiro com o desafio de turbinar o market share de alguns dos seus principais produtos.

Para implementar o plano, a Bombril mudou o time comercial, adaptou as fábricas para entregar maior volume e começou a experimentar novos modelos. A reformulação parece estar dando certo.

À coluna Capital, do Globo, Wagner Brilhante afirmou: “Em São Paulo, fizemos um piloto com promotores motorizados, que percorrem as lojas de motos e conseguem abranger regiões maiores. Na própria lã de aço, a gente percebe um crescimento da ordem de 1,5 ponto de market share. Em detergentes, nosso segundo maior volume, também tem havido crescimento. O foco agora é, depois inverter a curva, manter os produtos no novo patamar.”

Resultados

No primeiro trimestre, a receita operacional da Bombril foi de R$ 533,7 milhões, crescimento de apenas 1,5% em um ano. O lucro líquido caiu 20%, para R$ 15 milhões. “Janeiro foi um mês bem difícil para todo mundo no varejo. Isso pesou no trimestre. Mas, em fevereiro e março, a reação já foi muito boa”, explicou Brilhante.

Por Publicado em: 13 de maio de 20240 Comentários