12 set 2019

Palestra: Obrigatoriedade de Rastreabilidade de vegetais frescos para alimentação

Visando internalizar na cadeia produtiva as novidades sobre a rastreabilidade em vegetais, a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ) realiza, na quinta-feira, dia 19 de setembro, em dois horários, a palestra “Rastreabilidade de Alimentos Vegetais Frescos”, com o auditor fiscal federal agropecuário, Yoshio Fugita, do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ASSERJ estará presente na ocasião.

O especialista vai abordar a Instrução Normativa Conjunta nº 2, de 07/02/2018, estabelecida pelo Mapa e pela Anvisa. As inscrições para o evento são limitadas e devem ser solicitadas até o dia 13 de setembro, através do e-mail [email protected], com nome completo, cargo e instituição que representa.

A medida visa responsabilizar os diferentes elos da cadeia produtiva de frutas e hortaliças frescas com a qualidade e segurança dos alimentos comercializados; promover a rastreabilidade de produtos vegetais, assim como, dos processos produtivos e de comercialização; controlar e racionalizar o uso de agrotóxicos no setor primário; prevenir ou minimizar os riscos da ocorrência de perigos (físicos, químicos e microbiológicos) aos consumidores.

Dentre os benefícios da rastreabilidade de alimentos frescos destaca-se a identificação da origem e destino do produto; facilitação do fluxo de informação do produtor para o consumidor e vice-versa; diferenciação mercadológica e identificação das características qualitativas, além de conhecimento das causas e aplicação de medidas corretivas para mitigação da ocorrência de violações.

Serviço

Palestra “Rastreabilidade de Alimentos Vegetais Frescos”

Com o auditor fiscal federal agropecuário, Yoshio Fugita, do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, do
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Data: 19 de setembro de 2019, quinta-feira;
Horário: 09h30 e 14h30;
Local: Auditório do Prédio Administrativo da Ceasa/RJ
Av. Brasil, 19.001 – Irajá.

 

Deixe uma resposta