ASSERJ traz a NRF até você! Confira os destaques

Depois da abertura oficial, a NRF 25 apresentou conteúdos e tendências relevantes para o setor supermercadista e ASSERJ compartilha com vocês
- Euromonitor – Tendências no Varejo Alimentar
Na palestra conduzida por Michelle Evans, líder global de Varejo e Insights Digitais do Consumidor, na NRF foram apresentadas as tendências do setor considerando a inflação projetada entre 5% e 6% como fator de pressão significativa.
Esse cenário terá um impacto evidente em preços e crescimento, tanto no Brasil quanto na América. Segundo Michelle, “as vendas em lojas físicas estão apresentando um crescimento baixo, mas ainda positivo, pressionadas pelos preços. Por outro lado, o e-commerce é um canal em expansão, com crescimento projetado acima de 5%”.
Dessa forma, a executiva acredita que há uma oportunidade de diferenciação no last mile – última etapa de entrega de produtos-, como exemplificado pelo Walmart com seu projeto Go Local, que cobre 93% da área habitada dos EUA.
Para o Brasil, a estratégia seria utilizar a capilaridade das redes regionais para desenvolver hegemonia nesse segmento. Afinal, é na logística onde geralmente ocorrem os maiores desafios, como custos elevados e complexidade de entrega.
- Transformação Digital com CTOs da C&A e Sam’s Club
Os diretores reforçaram a importância de ter foco no cliente, com a remodelagem dos negócios colocando a inteligência artificial (IA) como peça central.
A hiperpersonalização e a adaptação rápida do sortimento são essenciais para atender às necessidades dos consumidores. Além disso, a tecnologia não é mais um mero suporte, mas sim uma parte essencial da estratégia empresarial, tornando os CTOs fundamentais nos comitês de decisão.
A mensagem principal é que a IA é uma revolução necessária para remodelar as estruturas empresariais, e a área de tecnologia deve estar integrada às estratégias organizacionais.
- Target – Foco em desenvolvimento de pessoas
Ênfase na importância do desenvolvimento de pessoas. Um programa estratégico de formação e treinamento contínuos garante maior retenção de funcionários no setor. Com um turnover baixo, a empresa pode acelerar expansões com equipes capacitadas internamente. Um exemplo inspirador é o VP de RH, que começou como estagiário, refletindo o impacto de uma cultura de desenvolvimento.
- Espaço de Startups – Soluções para o varejo
Visita ao espaço com soluções práticas para as principais dores do varejo como operações, logística, sortimento inteligente, gestão de loja, precificação dinâmica e estratégias de portfólio. São elas:
- IA como motor do varejo: a tecnologia deixou de ser um diferencial e agora é considerada essencial para a competitividade. A comparação com a internet revela que a IA hoje é equivalente ao que a internet foi há 20-30 anos, sendo indispensável para acelerar e otimizar negócios.
Reflexões finais do 1º dia da NRF:
- Empresas que não adotam IA estão “atrasadas”.
- Integração de IA em todos os processos é o novo padrão competitivo.
Oportunidade no Brasil:
- Aplicação de insights internacionais, como estratégias de last mile e transformação digital, pode acelerar a competitividade local.