ASSERJ e Consultoria Future Tank realizam pesquisa sobre consumo no Dia das Mães

O Dia das Mães continua sendo uma data importante para a população fluminense e para o setor de supermercados. É o que constata uma Pesquisa sobre o Dia das Mães, realizada nesta quinta-feira (10), pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), em parceria com a consultoria Future Tank, que entrevistou 532 consumidores, em supermercados de três bairros na capital e um na Baixada Fluminense, abrangendo Rio e Grande Rio.

De acordo com a pesquisa, 73% das famílias do Rio e Grande Rio promoverão uma reunião familiar para celebrar o Dia das Mães, e, diante da queda na inflação, com mais famílias com possibilidade de incluir no carrinho de compras a carne bovina, tudo indica que a preferência da população será pelo tradicional churrasco em família, acompanhado de cerveja e refrigerantes, já que 58% dos entrevistados informaram a carne como proteína principal, e, para as bebidas, 54% informaram preferência pelo refrigerante e, outros 23% , pela cerveja.

Segundo o consultor William Figueiredo: “É importante destacar o aumento no número de famílias que poderão degustar uma boa carne bovina nesse dia especial, frente ao ano passado (43%), beneficiadas pela queda nos preços desse alimento (-7%).  Por outro lado, a cerveja deixou de ser opção para muitas famílias, frente ao ano passado (38%), muito por conta da inflação acumulada nesse período por esse produto (+13%). Para efeito de comparação, a inflação de refrigerantes foi praticamente a metade (+7%)”, informa.

O percentual de famílias com intenção de celebrar a data é um pouco menor que no ano anterior, em que 79% das famílias responderam intenção de comemorar o Dia das Mães. Mas, segundo o consultor, esta diferença pode ser justificada pelo fato de que 2022 foi o ano que marcou a abertura de muitas interações sociais após o período de pandemia de Covid 19, de forma que muitas pessoas se preparavam para rever amigos e entes queridos.

E, se no ano passado, 60% das famílias optaram por fazer a confraternização em suas casas, em 2023, este número cresce, com 66% dos consumidores fluminenses decididos a celebrar a data com encontros residenciais, nos quais, 92% serão principalmente um almoço ou jantar.

O recente aumento da taxa de desemprego e a data mais próxima ao meio do mês, quando parcela significante da renda das famílias já se encontra comprometida, pode ter implicado no aumento do número de famílias que decidem por celebrar esta data especial em casa. Os dados indicam, portanto, oportunidades para os supermercadistas faturarem mais com as compras especiais para esta data festiva.

A pesquisa apurou também que, dois em cada 10 consumidores, o que representa o percentual de 21% dos entrevistados, além de promoverem a refeição especial para a ocasião, presentearão suas mães com flores. E, destes, mais da metade, 58%, pensam nos supermercados como ponto de venda para realizar esta compra.

Outro dado importante para o supermercadista é que, neste ano, apesar de ter sido apurada diminuição no número de consumidores que comprarão flores, frente ao ano passado, que era de 36%, aumentou significativamente o número daqueles que pensam nos supermercados como local para efetuar a compra das flores, frente ao ano passado, 45%. Ou seja, mais uma oportunidade para o setor de supermercados nessa data festiva.

A pesquisa informa ainda que, apesar da inflação de alimentos acumulada no período no Rio de Janeiro (+3,1%), o valor do tíquete médio diminuiu frente ao ano passado. Se em 2022 o valor investido era de R$ 371,00, para este ano, o tíquete médio com as compras especiais para comemorar a data será de R$ 293,00, valor que será dividido entre os familiares, como informou 71% dos entrevistados, mediante a justificativa fornecida por 29% dos entrevistados, de que tal redução no ticket médio está atrelada ao fato de que um menor número de familiares estará reunido este ano.

Além disso, dos entrevistados, apenas 1% dos consumidores que se reunirão em casa para celebrar o Dia das Mães não farão compras especiais, utilizando os produtos já disponíveis na despensa. No ano passado, esse conjunto de consumidores superava 10%.

De acordo com o consultor William “muito provavelmente estes números no ano passado foram impulsionados pela proximidade da data especial, que caiu no dia 8 de maio, com o início do mês e o 5º dia útil, data referência para pagamento de salários” – e complementa “ou seja, um maior número de consumidores tinha feito suas compras para a refeição especial do Dia das mães junto com as compras do mês”.

Por outro lado, neste ano, até o dia 10 de maio, mais de 60% dos consumidores ainda não havia realizado suas compras especiais de Dia das Mães e, portanto, a pesquisa evidencia que a maioria destes consumidores deixará suas compras para a última hora.

Há ainda os que simplesmente não irão comemorar a data, o que é o caso de somente 3% do total de entrevistados e, também, os que prefiram celebrar este dia em outro ambiente, que não o domiciliar. Destes, 60% dos entrevistados elegeram os Restaurantes como principal destino.

Por Publicado em: 13 de maio de 20230 Comentários