24 jun 2020

Líder que impulsiona: conheça a trajetória do nosso presidente Fábio Queiróz

“Eu priorizo a minha criatividade”, destacou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, e VP da ABRAS, em uma live oferecida pela Agência A+ neste mês. No segundo episódio da série ‘LÍDERES QUE IMPULSIONAM’ o público conheceu a história do advogado que passou em primeiro lugar na OAB do Rio de Janeiro, aos 20 anos, entre mais de 3 mil candidatos. Fundou o departamento jurídico do Supermercados Mundial, e aos 38 foi o mais jovem executivo a assumir a presidência da ASSERJ. “Sempre priorizei o coletivo e não o individual”.

Atualmente com 43 anos, Fábio Queiróz é flamenguista roxo de coração, apaixonado, líder de uma banda de rock, Eu Convidado, em que é guitarrista e vocalista.

Entre os marcos de sua gestão estão a recuperação financeira de uma dívida de 2 milhões, reformulação da SRE TRADE SHOW, reformulação da revista SUPER NEGÓCIOS para o varejo, criação de um evento de tecnologia – Conecta Varejo, treinamento de liderança no Disney Institute, e o mais recente: a primeira live beneficente aos pés do Cristo Redentor.

Questionado se em algum momento pensou em desistir em meio aos desafios, Fábio Queiróz foi enfático “De forma alguma, começamos do zero e fazemos tudo de novo”.

O início de uma história de sucesso e superação

Fábio Queiróz atua no setor supermercadista há 19 anos. Atualmente, seu nome é sinônimo de inovação à frente dos supermercadistas. Possui importante atuação no setor por investir constantemente em conhecimento para aperfeiçoar o varejo. E tudo isso começou em sua infância, com sua forte inteligência cognitiva.

“Me formei aos 15 anos e tive que optar em qual carreira seguir. Não sabia o que fazer e a profissão do momento era informática. Mas, fiz direito por meu avô ser advogado, e vi que estava na profissão certa, pois tinha como características o poder de persuasão e sempre gostei de ler. Me formei aos 20 anos, e precisei ser emancipado para a colação de grau, pois a maior idade na época era 21 anos”, relembra.

Na época, precisou sair da atuação no direito para ajudar seu pai, que tinha um negócio. Trabalhou com ele por dois anos, e hoje entende que passou com o pai os últimos anos de sua vida, pois faleceu de câncer aos 52 anos. Chegou a trabalhar como auditor fiscal de São Gonçalo por três meses, mas não se encontrou. Foi quando decidiu que ia morar fora do país, onde grande parte da sua família mora, nos Estados Unidos.

“Até que veio o convite em uma festa para implementar o departamento jurídico de uma grande rede de supermercados, o Mundial.“Agarrei com unhas e dentes, fiz com toda a força e fiquei por 14 anos na empresa”, conta.

Como a ASSERJ surgiu em sua vida?

Fábio Queiróz representava o Mundial na ASSERJ e sempre teve o espírito de líder coletivo – não vendo apenas os próprios interesses e isso chamou a atenção dos demais associados. Foi convidado para ser presidente dois anos antes e não aceitou. “Assumi a ASSERJ em 2015, mas em 2013 os supermercadistas me convidaram para a presidência, eu neguei porque não acreditava na forma de gestão da época”.

Como é a sua rotina? Tem algo especial que impulsiona seus resultados?

“Tenho as pessoas certas do meu lado, como a Keila Prates, superintendente da ASSERJ. Acordo cedo e trabalho muito, mas meu segredo de fato é ter as pessoas certas comigo, que me complementam. Minha mente é muito criativa.”

 5 ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO, por Fábio Queiróz: 

– Resiliência

– Inovação: tudo o que você faz para ser melhor é inovação

– Visão – sempre ver à frente, se lançar no futuro

– Coletividade (olhar para o todo)

– Coragem 

Sim, Fábio Queiroz é líder que impulsiona! Sua equipe, o setor supermercadista e quem anda perto dele!
Assista a live na íntegra! CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta