23 jul 2019

Entrevista com Rita Lobo, criadora do site Panelinha e apresentadora do GNT

Rita Lobo é Chef e empresária, criadora do Panelinha, site de receitas que completa 20 anos em 2020 e que deu origem a vários outros empreendimentos: Estúdio Panelinha (produtora de TV), Editora Panelinha, Canal Panelinha (YouTube), Acervo Panelinha (produtos de mesa e cozinha) e Loja Panelinha (em parceria com a Amazon).

Rita idealizou, produz e apresenta o “Cozinha Prática com Rita Lobo”, programa diário em horário nobre no GNT. Autora bestseller, já vendeu mais de 700 mil livros. Porta-voz da comida de verdade (sem ultraprocessados!), palestrante e conferencista em congressos médicos e eventos de Saúde Pública, tem como missão levar todo mundo para a cozinha, tendo sido condecorada pela FAO/ONU por suas iniciativas em prol da alimentação saudável.

Super Negócios: Qual é a sua relação com os supermercados? 

Rita Lobo: No Panelinha, temos uma relação muito próxima com os supermercados. Nas lojas e nas feiras é onde encontramos o principal insumo do nosso trabalho, que são os ingredientes. A minha equipe frequenta várias lojas, inclusive para ver os produtos que o nosso público vai achar. Fico feliz de ver que cada vez mais os supermercados se preocupam em ter a sua própria “feira”, com maior oferta de produtos frescos, entre verduras, legumes, frutas e carnes, porque essa é a base da alimentação saudável de verdade.

Super Negócios: Quais são as suas memórias de infância no supermercado?

Rita Lobo: Vale responder que era apostar corrida de carrinho com os meus irmãos?

Super Negócios: Você já morou fora do Brasil e conhece muitas culturas. Tem alguma característica, serviço ou novidade do exterior que gostaria de ver nos supermercados daqui?

Rita Lobo: Adoraria encontrar mais variedade de folhas higienizadas e prontas para uso, mas com um preço mais em conta, que fosse competitivo em relação à versão in natura. Isso seria um ganho enorme de tempo para as pessoas.

“Adoraria encontrar mais variedade de folhas higienizadas e prontas para uso, mas com um preço mais em conta, que fosse competitivo em relação à versão in natura”

Super Negócios: Quais são as iniciativas sustentáveis que você gostaria que os supermercados adotassem?

Rita Lobo: Várias redes já adotam iniciativas voltadas para a sustentabilidade, seja limitando o uso de embalagens ou sacolas, seja incentivando a reciclagem. Mas acho que a principal iniciativa deveria ser com o próprio alimento: incentivar ainda mais a comida de verdade, evitando os ultraprocessados. Isso é fundamental para cuidar da saúde das pessoas e do planeta. É formar uma “pessoa sustentável”.

Super Negócios: Já fez ou tem interesse em realizar projetos com alguma rede?

Rita Lobo: Nunca fiz projetos com redes. Mas o Panelinha tem conteúdo, estrutura e público para fazer uma parceria e colocar no ar um projeto que estimule as pessoas ainda mais a cozinhar as próprias refeições – e consumir mais alimentos frescos.

Super Negócios: O que você acha do crescimento dos e-commerces de supermercados. É adepta?

Rita Lobo: Se a operação funcionar também para produtos frescos, será um sucesso para toda a sociedade. Se, na área alimentícia, servir apenas para entregar produtos prontos ultraprocessados, todos perderemos.

“Várias redes já adotam iniciativas voltadas para a sustentabilidade, seja limitando o uso de embalagens ou sacolas, seja incentivando a reciclagem. Mas acho que a principal iniciativa deveria ser com o próprio alimento: incentivar ainda mais a comida de verdade”

Super Negócios: Em quais projetos você está trabalhando agora?

Rita Lobo: São sempre vários ao mesmo tempo… Agora estou produzindo e gravando mais uma temporada do “Cozinha Prática com Rita Lobo”, terminando um livro para solteiros (que sai em julho) e dando os últimos acertos na próxima coleção de louças do Acervo Panelinha, que chega às lojas já, já.

Super Negócios: Como é esse livro para solteiros?

Rita Lobo: Começamos há dois anos um projeto chamado “Já Pra Cozinha” que procura atender às necessidades culinárias de públicos bem definidos: em 2017, foram os pais de bebês em fase de introdução alimentar, com o livro e a série “Comida de Bebê”. No ano passado, cuidamos dos casais, especialmente dos recém-casados, com o livro e a série “Cozinha a Quatro Mãos”, que incentiva o casal a cozinhar em dupla, dividindo tarefas para todo mundo comer melhor. E agora vamos ajudar os solteiros, com o “Só para Um”, que, além de receitas incríveis, traz dicas importantes para se planejar e economizar. E, vou adiantar aqui: daqui a alguns meses, lanço o livro que comemora os 20 anos do site Panelinha. Aguardem!

Super Negócios: E como surgiu a linha de louças?

Rita Lobo: Era um pedido antigo do público, que só no ano passado consegui atender. Sempre viajei muito, trazendo peças para o meu acervo pessoal. As pessoas viam essas peças no site, nos livros, nas redes sociais, na TV… e ficavam loucas para ter também. Achei que era hora de criar a marca Acervo Panelinha e desenvolver aqui no Brasil uma linha que tivesse a minha cara e que deixasse a comida mais apetitosa. Por isso, a estreia foi com a Coleção Especiarias, com cores chamadas “canela”, “páprica”, “pimenta-do-reino”, entre outras. As louças estão à venda nas principais lojas de mesa e cozinha e são um sucesso.

Audiências Rita Lobo e Panelinha

Site Panelinha:

1,5 milhão de usuários únicos/mês, 4,2 milhões de páginas vistas

 

Instagram:

1 milhão de seguidores (@ritalobo)

480 mil (@panelinha_ritalobo)

293 mil (@cozinhapanelinha)

80 mil (@acervopanelinha)

 

Facebook:

407 mil (/ritalobo)

275 mil (/panelinha)

 

Twitter:

474 mil (@ritalobo)

 

Canal Panelinha (YouTube):

432 mil inscritos

 

Newsletter semanal:

130 mil assinantes

 

Deixe uma resposta