
Cinco Tendências para o mundo dos supermercados em 2017
O consultor Fred Alecrim indicou em seu site as principais tendências de 2017 para o setor. Confira:
- Mais Engajamento Digital: A geração conhecida como Millennials já começou a formar suas famílias e com isso está se tornando um grande consumidor para o setor. Para conseguir a atenção e o engajamento dessa tão exigente clientela, os supermercados terão que acertar seus movimentos no mundo digital. Marcas irão equipar suas lojas com Beacons (sensores embutidos nas prateleiras, placas e display’s) para poderem oferecer, através de interação, personalizada, com os celulares dos consumidores, via bluetooth, descontos, promoções etc. Algumas redes já têm seus aplicativos onde é possível fazer compras, pagar, obter descontos especiais e muito mais. E para aqueles que querem ainda mais conveniência, as marcas estão melhorando seu e-commerce, compras no aplicativo e delivery, como você pode ver no vídeo abaixo.
Assista aqui
- Mais conveniência e agilidade para comprar e pagar: Consumidores querem pagar suas compras e sair da loja o mais rápido possível. O movimento mais falado nessa direção foi feito pela Amazon em sua loja de conveniência piloto. A experiência Amazon Go é uma loja sem caixas (checkout) e sem filas, onde o cliente (por enquanto apenas funcionário da Amazon) pode, usando o aplicativo móvel da marca, fazer suas compras pegando os produtos das prateleiras e simplesmente sair. Tudo é contabilizado na conta do cliente no aplicativo. Se não viu, olha o vídeo abaixo:
Assista aqui
Movimentos experimentais como esse caso da Amazon, irão com certeza acelerar movimentos de varejistas do segmento em busca de melhorar a sua experiência de compra, principalmente na hora do caixa.
Varejistas como Sam’s Club e Kroger estão testando pagamentos via smartphone e com dispositivos de mão para que os clientes escaneiem os produtos para fazer a compra. Walmart já possui vários pontos de Click and Collect (o cliente compra no site e vai pegar nesta estação de coleta).
- Mais variedade de produtos: os consumidores encontrarão mais opções de frutas e verduras orgânicas. Mais variedade de produtos sem glúten e sem lactose também. Haverá mais incentivo aos produtores locais.
- Mais kits refeição: negócios como Plated, Blue Apron e Hello Fresh continuarão a crescer.Mas, os supermercados também irão aderir. Aqui no Brasil um movimento recente nessa direção foi da SADIA em parceria com o famoso Chef de cozinha James Oliver. Receitas em um kit refeição prontas para cozinhar.
- Mais acesso a informação sobre os produtos: uma nova etiqueta inteligente nas embalagens vai permitir que os consumidores tenham informações detalhadas sobre o que estão comprando. Basta escanear essa etiqueta com o smartphone para encontrar essas informações. A ideia é que essa tecnologia esteja nos supermercados até o final de 2017.
Agora que as tendências estão no seu radar, vale fazer reflexões a respeito para o futuro. Quais ações podem verdadeiramente impactar o seu negócio?
Fonte: Fred Alecrim