Ambev vende marca de sucos Do Bem para Tial; compradores de supermercados comentam

A Ambev está finalizando o processo de venda da linha Do Bem quase dez anos depois de comprar a fabricante de sucos que se popularizou pelas embalagens coloridas, ilustradas e com mensagens bem-humoradas. A nova dona da Do Bem será a empresa mineira Tial, primeira indústria brasileira a produzir bebidas à base de frutas prontas para consumo.

A negociação foi encaminhada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 30 de dezembro, e nessa segunda (6), o ato de concentração, como é chamado o processo que tratam de fusões de empresas, foi publicado no Diário Oficial da União.

Os valores envolvidos no negócio não foram divulgados. Em nota ao mercado, a Ambev anunciou que o acordo para a venda está assinado e à espera do órgão de regulação.

No processo encaminhado ao Cade, a gigante das cervejas informa que a operação permitirá que a companhia direcione “recursos e esforços para outras áreas”.

“A venda a outro grupo do segmento de bebidas não alcoólicas e não gaseificadas permitirá que a Do Bem potencialize seu valor”, afirma a Ambev ao Cade. A nota ainda acrescenta que a aquisição pela Tial dará “impulso extra ao processo de expansão da produção e do portfólio da empresa mineira.”

O impacto no varejo supermercadista

O gerente comercial da Tio Dongo, Jonathan Rangel, acredita que a aquisição renderá bons frutos para o varejo supermercadista: “A expectativa é boa porque, provavelmente, a Tial entrará com mídia forte para comunicar a aquisição, fará ações de trade e, no início, deverá focar numa política mais agressiva de preços, o que é bom para as nossas filiais cujo perfil do público é mais popular.”

O comprador de bebidas do Grupo Adonai, Pedro Paulo, corrobora a posição de Rangel e afirma que a linha Do Bem tem uma boa penetração e essa performance deve ser manter. “Percebemos que de uns dois meses para cá, as ações de Do Bem diminuíram, provavelmente por esse movimento de venda da marca, mas estamos confiantes. A Tial tem um histórico de investimento em marketing e esperamos o fortalecimento da presença da Do Bem nas prateleiras. Essa nova fase pode trazer um diferencial positivo para o nosso portfólio e atender ainda melhor às demandas do nosso público-alvo”, conclui.

O mercado de alimentos saudáveis

Uma análise de mercado de alimentos saudáveis e bem-estar, feita pela empresa de pesquisa Technavio, de presença global, apontou um aumento de 8,27% no segmento em 2024, comparando com os dados do ano anterior. O levantamento também previu um crescimento anual de 9,27% no período de 2023 a 2028, uma alta de US$ 541,5 bilhões.

Já o estudo “Panorama do Consumo de Alimentos Saudáveis no Brasil em 2023“, do Instituto Organis, indicou que aproximadamente 46% dos brasileiros atualmente consomem alimentos saudáveis.

Por Publicado em: 7 de janeiro de 20250 Comentários