14 out 2020

As embalagens de alimentos irão mudar!

A ANVISA aprovou nova rotulagem dos alimentos com alerta sobre alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio.

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou por unanimidade, no dia 07 de outubro, a nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados. A medida contribui com a clareza e a legibilidade das informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos e visa auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.  

A novidade estabelece mudanças na tabela de informação nutricional e nas alegações nutricionais, bem como inova ao adotar a rotulagem nutricional frontal (símbolo informativo na parte da frente do produto).

A ideia é informar o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde. 

A Tabela de Informação Nutricional passa a ter apenas letras pretas e fundo branco.

Passará a ser obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais, a declaração do valor energético e nutricional por 100g ou 100ml, para ajudar na comparação de produtos, e o número de porções por embalagem.

  

Prazos    

A nova regra foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.), no dia 09 de outubro de 2020. A norma entrará em vigor 24 meses após a sua publicação. 

Deixe uma resposta