09 dez 2019

Receitas: Derivados do coco conferem leveza à ceia de final de ano

Que tal apostar nas receitas leves, coloridas e saborosas dos derivados do coco para compor a sua Ceia?  O chefe Rafanet e a Nutróloga, Tamara Mazaracki, elaboram pratos fáceis de preparar, ideais para as festas de final de ano no alto verão.

De acordo com a médica Tamara, Membro Titular da Associação Brasileiras de Nutrologia (ABRAN), o coco produz um perfil lipídico mais saudável, baixa o nível de pressão arterial, contribui para a imunidade, controla o açúcar no sangue e ainda pode auxiliar no processo de emagrecimento. Para o Chef Rafanet, o preparo dos pratos com os derivados do coco, sobretudo Copra, que é o que o coco tem de mais natural, confere leveza e sabor aos frutos do mar, de forma incomparável, com destaque para o uso do óleo de coco, e molho Shoyo sem sódio. “A farinha de coco permite preparos delicados e leves, com muito sabor”, destaca o Chef.

O Pargo Grelhado com Molho de Acerola e a Tortilha de Camarão são pratos que se destacam pela leveza, beleza e colorido.

Sobre os novos derivados do coco Copra que se tornam ‘vedetes’ na culinária contemporânea

  • Óleo misto de coco e palma spray culinário Copra não tem sabor e já é uma ‘febre’ em outros países, em função da sua praticidade apenas para uso em preparo de alimentos. Serve para untar formas (é antiaderente) e saltear alimentos, o que resultará em um cozimento mais uniforme e prático. Livre de glúten!
  • A farinha de coco Copra é um subproduto extraído de resíduos da polpa do fruto, cuja principal característica nutricional refere-se ao conteúdo de fibras, sendo predominante em fibras insolúveis. Por este perfil, que é relacionado com benefícios à saúde, alguns estudos sugerem a denominação de alimento funcional a este farináceo.
  • O néctar de coco Copra é extraído da flor do coqueiro, não possui adição de conservantes, corantes ou aromatizantes, pode substituir o mel ou agave, com baixo índice glicêmico
  • O coco aminos Copra, é composto por aminoácidos, e com 50% menos sódio que o molho shoyu tradicional, e sem conservantes, ou corantes, e aromatizante, substitui o shoyo em preparos.
  • O açúcar de coco Copra é derivado da seiva do coco e apresenta grande potencial adoçante por conter cerca de 15% de carboidrato simples. A partir da evaporação deste líquido translúcido, é possível obter grânulos adocicados que podem ser utilizados como agentes adoçantes. Por este aspecto, esta substância recebe a denominação de açúcar de coco. A resposta glicêmica deste tipo açúcar é um fator a ser levado em consideração, pois possibilita a substituição do açúcar refinado

Receitas Chef Rafanet

  • Pargo Grelhado com Molho de Acerola, leite de coco e alho poro
  • Rede 4 porções

Ingredientes

200 g de polpa de acerola

200 g de leite de coco (Copra)

480 g de filé de pargo fresco, com pele

1 xícara de chá de folha de coentro, que deve ser ressecada ao micro-ondas e reservada em forma de pó

4 talos de alho poró

Óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra)

Sal e pimenta a gosto

1 colher de chá de Shoyo coco amino (Copra)

Modo de preparo

Em fogo baixo coloque em uma panela a polpa da acerola e deixe reduzir o volume por 5 minutos, mexendo para gerar uniformidade, e acrescente o leite de coco, e reserve.

Tempere os filés de pargo com sal e pimenta moída a gosto e reserve.

Em uma assadeira, untada com Óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra) coloque o alho poró em talos e folhas e deixe assar por 10 minutos no forno pré-aquecido 200°c. Após cozimento, retire apenas o miolo do alho poró, dispensando a casa, e reserve.

Unte uma frigideira com Óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra), e grelhe os filés sobre a casca, em fogo médio, por cerca de 4 minutos, virar e deixar por cerca de 40 segundos.

Servir com o alho poró em pequenas fatias cortadas da diagonal, ao lado, o molho de acerola e leite de coco, salpicado com o Coco Aminos Copra, que dará mais sabor e enfeitará o prato.

Tortilha de Camarão

  • Rede 4 porções

 Ingredientes

½ kg de camarão limpo, médios ou grandes, 6 ovos, 1 cebola pequena, 1 batata média, 200g de coco ralado seco (Copra), 2 dentes de alho, um vidro pequeno de óleo de coco extravirgem sem sabor (Copra), shoyo coco aminos (Copra), óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra). Uma xícara de salsinha picada.

Modo de preparo

Corte as batatas em rodelas bem finas e as lave para retirar o excesso de amido e as seque bem com papel toalha. Coloque no mínimo 2 dedos de óleo de coco extravirgem em um refratário e aguarde até esquentar. Disponha cada uma das batatas, sem sobrepô-las, e deixe-as fritar até começarem a douras, retire-as para o papel toalha, salgue-as, e as reserve.

Corte a cebola em rodelas, e em uma caçarola, com tampa, adicione óleo de coco e shoyo coco aminos. Deixe-as cozinhar em fogo brando por 20 minutos. E as reserve.

Tempere os camarões com sal e pimenta moída, e os misture ao alho picado. Refogue em assadeira em fogo alto por apenas 40 segundos e reserve.

Bata os ovos em um recipiente grande, depois misture a cebola refogada com as batatas fritas, a salsa, o camarão refogado, e o coco ralado.

Em uma frigideira grande, untada com o óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra), coloque toda a mistura, em fogo baixo até o cozimento dos ovos. Unte o refratário óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra), onde irá servir a tortilha para que possa retirar da frigideira, untá-las novamente, e retornar com a tortilha para doura o outro lado.   Estará pronto para servir. Poderá também preparar o prato em pequenas omeleteiras, e terá porções individuais.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta