23 out 2019

4 motivos para te motivar a consumir os alimentos da safra

Que tal falarmos sobre a importância de se consumir os alimentos da safra? No meio do ano as hortaliças ficam melhores, mais bonitas e baratas. Entre agosto e setembro, é a vez das frutas pouco resistentes ao calor. A equipe do setor de hortifruti da Rede UNNO de supermercados listou 4 motivos para te motivar a consumir os alimentos da safra:

1 – Menor preço: Quando as condições são certas, a natureza assume o trabalho pesado: a produção é maior, com menos interferência humana ou de químicos como agrotóxicos. Isso significa que os custos de produção são menores, o que reflete no preço pelo qual o consumidor compra os produtos no supermercado. E há uma melhor oferta daquele produto, já que se trata da época em que ele melhor se desenvolve.

2 – Menor quantidade de agrotóxicos: Quando um produto é fora da estação, os produtores acabam utilizando maiores quantidades de pesticidas para que as hortaliças sobrevivam fora de sua época natural. Isso acaba prejudicando os consumidores, que podem ter reações no organismo, como alergias e intolerâncias.

3 – Hortaliça da safra é mais saborosa: Quando a hortaliça é cultivada na sua época natural, ela acaba aproveitando melhor o solo e o clima que ela mais se adapta, e isso se reflete no sabor. Se a hortaliça é cultivada em um ambiente artificial para ela, as intervenções feitas pelos produtores afeta o sabor da mesma. Cada hortaliça tem um período ideal quando as condições do clima, principalmente, vão permitir que elas se desenvolvam com mais aroma e sabor.

4 – Alimentos da safra são mais nutritivos: as hortaliças da época, por exemplo, são mais nutritivas, contêm mais vitaminas e minerais. Isso é devido ao melhor aproveitamento das plantas do clima e do solo natural. Se as condições forem ideais para o desenvolvimento da planta, ela absorve nutrientes do solo em maior quantidade e qualidade.

Dicas da safra de outubro:

Frutas:

Abacate, acerola, banana prata, caju, laranja lima, laranja pera, lima da pérsia, maçã nacional fuji, mamão havaí, manga tommy, maracujá azedo, nectarina, nozes, tangerina e uva thompson.

Legumes e verduras:

Abóbora japonesa, abobrinha italiana, alcachofra, beterraba, cará, chuchu, ervilha-torta, inhame, maxixe, pepino japonês, tomate caqui, agrião, beterraba, brócolis, cenoura, couve-flor, espinafre, manjericão, mostarda (folha), nabo, rabanete e rúcula.

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