19 dez 2018

ASSERJ participa de evento com especialistas da Segurança Alimentar no MAR

Aconteceu na última quinta-feira (13/12)no Museu de Arte do Rio (MAR) o seminário Desafios na Segurança Alimentar, idealizado pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa). A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) foi convidada a falar do tema Prevenção de Perdas no Varejo, direcionado ao alimento seguro. O objetivo foi aperfeiçoar os conhecimentos técnicos dos participantes – técnicos, auditores e fiscais da Vigilância Sanitária Municipal.

Representando a ASSERJ, o Gerente de Prevenção de Perdas do Prezunic Cencosud, Alex Teixeira, apresentou o case utilizado pela rede para garantir a qualidade dos produtos ao cliente final. — Antes dos produtos chegarem na área de venda, principalmente os de origem animal, é preciso passar por procedimentos que evitam problemas de contaminação durante a manipulação.

De acordo com Alex, a manipulação acontece, por exemplo, durante o corte de peças bovinas inteiras, que são vendidas separadamente como bife e filé. — O que ajuda neste processo é a visão cultural de que o maior objetivo será entregar o produto em perfeitas condições. Temos que tratar a causa e não a consequência, ou seja, não podemos deixar que o cliente final consuma um produto no ponto de venda com a qualidade comprometida, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária Municipal.

Outros assuntos fizeram parte da pauta:

– Regularização de produtos clandestinos;

– Selo Arte;

– Padronização de produto artesanal;

– SISBI; e

Benefícios do Código Sanitário Municipal do Rio de Janeiro.

Participaram do seminário a coordenadora do Conselho do Alimento Seguro da ASSERJ, Bianca Costa; subsecretária S/SUBVISA, Márcia Farias Rolim; a secretária da Secretaria Municipal de Saúde, Beatriz Busch; o superintendente de educação S/SUBVISA/SIPE, Flávio Graça; a coordenadora de alimentos S/SUBVISA, Aline Borges; dentre outros.

One Comment

  • Brunelli 20 de dezembro de 2018

    Parabéns Alex, um excelente profissional. Admiração imensa por você!

    Reply

Deixe uma resposta