A classe média brasileira está crescendo: qual o impacto no varejo supermercadista

O Brasil voltou a ser um país de classe média, segundo levantamento da Tendências Consultoria obtido pelo O GLOBO. O estudo constatou que 50,1% dos domicílios estão nas classes C para cima, o que significa renda mensal domiciliar acima de R$ 3,4 mil.

A melhora no emprego é o principal fator responsável pela ascensão social dos brasileiros, segundo a consultoria. No Rio de Janeiro, os supermercados, por exemplo, bateram recorde de geração de cargos em 2024. O setor criou mais de 46 mil vagas formais e impulsionou a economia fluminense.

Com isso, o poder de compra aumenta, e as famílias ficam dispostas a consumir mais e melhor. A previsão é a de crescimento da demanda por qualidade e preço acessível – mas para se destacar, é preciso inovar e oferecer uma experiência de compra única.

O momento é de diversificar o portfólio, investir em estratégias digitais e fortalecer a relação com o consumidor, atenta o presidente da ASSERJ Fábio Queiróz. Ele diz enxergar essas mudanças no perfil de consumo da classe média como um marco transformador para o nosso setor.

“Esse é o momento de chamada à ação para o setor supermercadista. A integração com o universo digital, estratégias personalizadas e um foco maior na fidelização do cliente são passos indispensáveis. Estamos diante de uma oportunidade única de atuarmos muito além do abastecimento e sermos verdadeiros parceiros no dia a dia dessas famílias, promovendo experiências diferenciadas.”

Por Publicado em: 6 de janeiro de 20250 Comentários