5ºFórum Rio de Janeiro de Integração Varejo & Indústria traz soluções para potencializar vendas nos supermercados

Representantes de Ambev, Flora, LedWave, Banco Sneff e TecBan apresentaram cases e produtos para decisores do setor de varejo supermercadista

Mais de 150 representantes e decisores das redes supermercadistas fluminenses tiveram a oportunidade de conhecer soluções inovadoras, sob medida para o setor, durante o 5º Fórum RJ de Integração Varejo & Indústria, realizado na quinta-feira (13), no Windsor Barra Hotel.

O time comercial e de trade marketing da Flora Cosméticos e Limpeza, empresa do Grupo J&F, fez a demonstração do portfólio composto pelas linhas de home care, cabelos e pele. Presente no dia a dia de milhões de brasileiros, a Flora possui 14 marcas comerciais – Minuano, Francis, Neutrox, Albany, OX Cosméticos, Brisa, Assim, Phytoderm, Kolene, Karina, Vyvedas, Mat Inset, Hydratta e No Inset.

O presidente Sergio Caldas explicou que “a Flora era uma divisão de higiene e limpeza da empresa JBS, que, em 2007, se tornou uma companhia independente dentro do Grupo J&F. Em 2023, ultrapassamos, pela primeira vez, a marca de 2.400 colaboradores e registramos um faturamento de 2,2 bilhões de reais”.

Na sequência, Fábio Ribeiro, da LedWave, apresentou as opções de telas de led que chegaram para ficar e atendem às tendências do varejo. São elas: digitalização da arquitetura (telas em edifícios, janelas e muros); mídia no varejo; IA para personalização e criação de conteúdo; e monetização (receita com publicidade). Ribeiro lembrou que “o sentido da visão é a chave do inconsciente” e questionou: “onde você quer estar nesta jornada de digitalização?”. Ele disse que a empresa já prestou atendimento a mais de 10 mil clientes dos mais diversos segmentos.

Marco Antonio Senff, diretor comercial do Banco Senff, apresentou a empresa paranaense que oferece soluções financeiras para o varejo, com mais de 4,2 milhões de clientes. Senff trouxe dados que apontam que mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes.

Na apresentação da TecBan, o diretor Carlos Vaini explicou que a empresa oferece equipamentos para venda e locação como self checkout, self check-in, câmeras de segurança, wi-fi, chips para cartões de pagamento, dispositivo Atmo (formato inovador do Banco 14 Horas), cofres inteligentes e transporte de valores. De acordo com Vaini, a TecBan se baseia em quatro pilares: redução de custos com eficiência; aumento de vendas e produtividade; segurança e confiabilidade; e experiência do cliente.

Encerrando as apresentações, Lucas Bottino, gerente regional Off Trade da Ambev, falou sobre os desafios da companhia de liderar o mercado e crescer a categoria de bebidas alcóolicas, mesmo diante da queda no consumo. “O consumidor de cerveja está diferente e, por isso, identificamos um crescimento da categoria saúde e bem-estar e apostamos nas bebidas zero álcool. A Budweiser Zero foi eleita a melhor cerveja sem álcool do mundo”, conta Bottino com orgulho. Ele também aposta na continuidade do sucesso da Corona Zero, observado no verão, com o patrocínio oficial das Olimpíadas de Paris, no fim de julho.

Por outro lado, o consumo de bebidas não-alcóolicas aumentou, abrindo oportunidades para refrigerantes e tônicas. Alessandra Messina, head comercial, e Karina Arcuri, head de inovação promocional da Ambev, apresentaram as estratégias de venda de Guaraná Antártica, Guaraná Zero, que tem nova receita e nova embalagem, além dos produtos da linha Beats.

O 5º Fórum RJ de Integração Varejo & Indústria, parceria da S/A + Varejo com a ASSERJ, trouxe insights e soluções inovadoras para os nossos associados que compareceram ao evento. Até a próxima!

Por Publicado em: 13 de junho de 20240 Comentários