1º Conselho Diretor de 2025: confira tudo o que rolou!

Agora sim, 2025 está oficialmente aberto após o 1º encontro mensal do Conselho Diretor da ASSERJ. Uma oportunidade riquíssima para discutirmos as expectativas e desafios deste novo ano.
O presidente da ASSERJ iniciou sua mensagem desejando um feliz Ano Novo a todos os associados e reforçando que a atuação institucional da entidade na defesa dos interesses do setor, especialmente em relação à Substituição Tributária (ST), segue firme e consolidada. Ele destacou essa conquista como uma importante vitória para os supermercadistas.
Em tom de celebração, Fábio Queiróz compartilhou com os conselheiros que uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi favorável ao setor, conferindo respaldo jurídico às transições realizadas até o momento.
O presidente também tranquilizou os presentes, afirmando que, mesmo diante de eventuais mudanças legislativas futuras, os supermercadistas contam com plena segurança jurídica, tanto para atos passados quanto para os próximos passos. “Ganhamos uma batalha. Retornem às suas atividades com confiança e pratiquem a substituição tributária conforme as diretrizes legais. O cenário atual é 100% favorável, e seguimos monitorando o contexto para garantir a estabilidade do setor”, afirmou.
A partir dessa decisão, nas operações internas, deve-se adotar o confronto de débito e crédito. Já para as operações interestaduais e produtos importados, permanece a aplicação da sistemática da ST, conforme orientação da advogada da ASSERJ Ana Paula Rosa.
Em seguida, William Figueiredo, consultor econômico da Associação, realizou a sua apresentação focando nos números de 2024 e perspectivas para 2025. O ano passado fechou com crescimento do varejo supermercadista em 5,8% e, no estado do Rio de Janeiro, em 5,0%. “Em termos de geração de empregos, fechamos com saldo de 4 mil empregos, ou seja, 4 mil trabalhadores a mais até novembro de 2024, no estado do Rio de Janeiro, contra 3.200 de 2023. O setor supermercadista foi o que mais gerou empregos no estado do Rio de Janeiro e o 4º no Brasil”, afirmou. Sem dúvidas um fato para ser comemorado.
No âmbito da inflação, que passou o teto/meta dos 4%, em 2024, os principais vilões foram os alimentos e bebidas, incluindo café, proteínas, azeite, entre outros.
Com desemprego em baixa, o comércio deve continuar crescendo, mesmo que em ritmo menor. Vale destacar que o agro tem perspectiva de safra recorde. Instituições como a Firjan projetam que o Rio de Janeiro vai crescer mais de 3%, mas o economista alertou que há possibilidade de crescer menos. Vale destacar que os empresários, segundo pesquisa da CNC, estão mais confiantes!
E, é claro, a Super Rio Expofood foi pauta, já que estamos na contagem regressiva para o maior evento promovido pela ASSERJ. Fábio Queiróz reforçou a felicidade de constatar que o evento está cada vez mais reconhecido por seu braço de conteúdo extremamente relevante, que já contou com a participação de Neil Patel, expoente do marketing digital, e, neste ano, tem grandes personalidades já confirmadas como: Aaron Ross, Rebeca Andrade e Claude Troigros, entre outros, abrangendo todos os segmentos do setor. A ALAS virá com uma comitiva completa participar e prestigiar o evento, que terá festa de abertura no icônico Copacabana Palace. A feira reflete a grandeza da Associação e é um projeto assinado por todos os associados.
A gerente de marketing e comunicação da ASSERJ, Lorena Cerqueira, fez uma apresentação compartilhando com os conselheiros os principais insights da NRF 2025, levando as aplicabilidades das tecnologias apresentadas na feira, além de toda bagagem adquirida nas visitas técnicas às grandes marcas supermercadistas dos EUA. Personalização em escala (prevenção de comportamento), eficiência operacional e integração omnichannel foram temas apresentados dentro do macrotema Inteligência Artificial. É ela, que bem aplicada e baseada em dados, será a ferramenta necessária para que o supermercadista tenha sucesso. Lorena afirmou que será enviado um e-book aos conselheiros com os principais destaques da NRF 2025.
No ASSERJ Experience, solução da Associação para que indústrias possam apresentar seus produtos e serviços aos 30 maiores supermercadistas fluminenses, tivemos a participação de três empresas de segmentos diversificados.
A Almaromi, marca inovadora no segmento de vinagres e que se dedica a oferecer produtos saudáveis e de altíssima qualidade ao consumidor, foi a primeira a se apresentar. Sr Viccino, premium e voltada para saúde, Almaromi, marca do dia a dia, de giro – protagonista de vinagres de maçã. Produto natural e orgânico, de um segmento que mais cresce e tem bom preço médio, gerando maior rentabilidade na gôndola – 8x o preço do vinagre de álcool. Participação de mercado: 17% natural ocupando o lugar de vice-líder do mercado e com 48% no vinagre orgânico. Produto de maior valor agregado.
Saindo do vinagre para os queijos, a Ultracheese, especializada em laticínios e reestruturada, em cinco anos, com a aquisição das marcas Tacolomy, Lac Lélo, Cruzilia e Búfalo Dourado. A queijaria brasileira mais premiada do mundo apresentou crescimento de 373%. Diferentemente das demais queijarias, eles possuem receitas autorais, passando um bilhão de reais em receita bruta enquanto o mercado cresceu em média 1,22%. Oferece mais de 200 produtos no seu portfólio. Em 2024, foi uma das categorias que mais cresceu no Rio de Janeiro, chegando a 21%. Em 2025, eles pretendem expandir no estado agregando ainda mais nesse crescimento.
Outra marca que participante do encontro do Conselho Diretor foi a Seara, da JBS, com a apresentação do novo diretor nacional, Giorgio Cafasso, ex-AMBEV. Ele destacou a estrutura mais enxuta da empresa, facilitando o atendimento e a negociação com os compradores. Além disso, reforçou que o Rio de Janeiro é a praça foco da Seara, em 2025, com objetivo de dobrar o volume no estado. Com 11 anos de história, a marca não tinha inovação e era enfraquecida na visão do consumidor. Para reverter esse cenário, trabalharam a qualidade em todos os produtos oferecidos pela marca, inclusive na comunicação. Hoje, a Seara é associada à inovação e oferece um portfólio para atender a todos os consumidores. A Seara Gourmet é a única marca premium no Brasil que atua em diversos segmentos: da lasanha, passando pelo hambúrguer, frios até a pizza. E já adiantaram o lançamento de uma mortadela em homenagem ao aniversário de São Paulo. A Seara é a marca líder em penetração e recompra, apresentando um percentual de 91%. A marca também alcançou a liderança em congelados. Eles apresentaram uma novidade em primeira mão: a criação da linha air fryer, oferecendo produtos específicos para atender a esta demanda dos consumidores. Já a linha “panelinha”, feita com ingredientes caseiros e embalagem reaproveitável também esteve em destaque. Acima da linha gourmet, a marca Hans ganhou exposição na apresentação aos supermercadistas.
E, para finalizar, a Zanlorenzi Bebidas, uma das maiores produtoras de vinhos e bebidas do Brasil, sediada em Campo Largo, Paraná. São 83 anos de atuação, já na terceira geração. A 1ª safra de 2025 iniciou em 6 de janeiro e promete uma produção incrível de vinhos, sucos e espumantes. Vale destacar que eles têm duas safras e a única empresa do segmento com esse modelo de safra no mundo. Todos os sucos são sem açúcar e conservantes, além de chás e água de coco. No portfólio de alcoólicos, eles apresentam vinho de mesa, produto propulsor da marca que a coloca como líder nesse segmento.
Iniciamos com chave de ouro e a presença em massa dos nossos membros do Conselho Diretor. Faremos, juntos, um 2025 de muito sucesso, desenvolvimento e muitas vendas!