21 mar 2019

Sacolas plásticas, sustentabilidade e reuso de embalagens são temas de debate na 31ª Super Rio Expofood.

Na tarde desta quarta-feira, 20, o público que visitou a 31ª Super Rio Expofood, no Riocentro, pode conferir as palestras da SRE Conference com o tema “Sacolas plásticas, sustentabilidade e reuso de embalagens” no auditório Mário Viana.

Zita Krammer, gerente de embalagens para América Latina da Unilever, abriu o encontro falando sobre as práticas sustentáveis adotadas pela empresa, que possui grandes metas como: ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a agirem para melhorar a saúde e bem-estar até o ano que vem e, até 2030, reduzir à metade o impacto ambiental na fabricação e consumo de produtos.

Em seguida, Thomas Endler, gerente de trade marketing da Unilever, falou sobre como a redução das embalagens reduziu também custos operacionais, como no transporte de produtos e, consequentemente, na emissão gases.
“Nós queremos gerar impacto positivo sobre as pessoas e esperamos que, juntos, possamos melhorar o mundo”, disse Thomas.

Em seguida, o jornalista André Trigueiro falou sobre ser sustentável e como muitas empresas estão atentas às necessidades do novo consumidor, cada vez mais crítico e preocupado com o futuro. “Essa pressão vem de baixo pra cima”, afirmou. Ele refletiu sobre a importância dos três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. “Precisamos entender e avaliar que nem sempre reciclar é o melhor a ser feito. O processo, muitas vezes, é caro e depende de muitos agentes. Precisamos investir em inovação e avaliar quais são os nosso reais interesses a longo prazo”, falou o jornalista que se auto intitula como ecochato e biodesagradável.

Fechando a SRE Conference, a coordenadora do Conselho Jurídico da ASSERJ, Ana Paula Rosa, abordou os principais impactos da Lei das Sacolas Plásticas, que entrará em vigor no Estado do Rio de Janeiro a partir de 26 de junho. “Estamos acompanhando desde a época da discussão do projeto de lei e, com a aprovação, focamos no consumidor. Queremos levar a informação de que a sacola plástica tradicional tem um custo e que está embutido no valor dos produtos. Por isso, vamos fazer uma campanha de conscientização para que as pessoas entendam que poderão levar suas sacolas ou adquirir uma retornável. As sacolas não vão acabar, apenas serão sustentáveis e usadas de forma correta”, explicou Ana Paula.

31ª Super Rio Expofood: Com o tema ‘Conexões Humanas, Profissionais e Tecnológicas’ o evento oferece oportunidades de negócios para supermercadistas e indústrias, e as principais tendências do setor apresentadas em mais de 100 painéis na SRE Conference, novidade desta edição. A Super Rio Expofood reúne as maiores marcas do varejo nacional, e estima receber cerca de 50 mil pessoas no Riocentro durante os três dias, integrada a Convenção ABRAS 2019, pelo segundo ano.

O evento, realizado pela ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) e pela Escala Eventos, é reconhecido como o melhor Trade Show da América Latina, e apresenta novidades para milhares de empresários e profissionais dos setores de Supermercado, Panificação, Hotelaria, Franchising, Conveniência, Bares e Restaurantes.

Deixe uma resposta