20 mar 2019

31ª Super Rio Expofood: negócios e tendências para o varejo alimentício

Começou no Rio de Janeiro e vai até amanhã, 21/03, a 31ª Super Rio Expofood, trade show do varejo alimentício promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), e Escala Eventos. Com o tema ‘Conexões Humanas, Profissionais e Tecnológicas’ o evento oferece oportunidades de negócios para supermercadistas e indústrias, e as principais tendências do setor apresentadas em mais de 100 painéis na SRE Conference, novidade desta edição. A Super Rio Expofood reúne as maiores marcas do varejo nacional, e estima receber cerca de 50 mil pessoas no Riocentro durante os três dias, integrada a Convenção ABRAS 2019, pelo segundo ano.

No primeiro dia o designer alemão Hans Donner fez sua estreia no evento. Donner marcou a televisão brasileira no país e no mundo ao produzir as clássicas vinhetas dos programas e novelas da Rede Globo. Mesmo depois de trabalhar  muito com tecnologia, Hans Donner faz uma crítica à algumas inovações. “As crianças hoje não olham mais para os olhos do próximo e o tempo passa voando. Temos o maior valor que existe na nossa vida hoje, que é o tempo, e este está sendo devorado pelo instagram, Facebook etc”, disse.

A pedido do público e repetindo o sucesso do ano passado, a SRE Conference trouxe a especialista Grasiela Tesser, diretora executiva da NL Informática e CEO do cake ERP. Tesser apresentou em primeira mão os insights de tecnologia para o varejo da NRF Retail’s Big Show 2019, a maior feira de varejo do mundo, que dita as principais tendências do setor. Tesser destacou a importância de identificar quais tecnologias são aplicáveis aos negócios, e as novas gerações de consumidores, como a “geração micro-ondas”, que não se caracteriza pela idade, mas pelo desejo.

O painel ‘Venda direta da indústria para o consumidor: desafios de um novo cenário’ trouxe à tona a tendência adotada pelas indústrias, que  apostam cada vez mais na venda direta ao consumidor pelo e-commerce. “Hoje em dia, os consumidores andam com uma loja no bolso”, dizem os especialistas em varejo. Os palestrantes Genival Beserra, Ronaldo dos Santos e João Nunes com Mediação de Fábio Queiróz, debateram os desafios desse novo cenário.

No Auditório da Escola ASSERJ, o consultor de varejo Marco Quintarelli palestrou sobre Marcas Próprias no Varejo. O destaque foi o comportamento do consumidor hoje em dia, e como isso afeta o supermercadista. Quintarelli também falou sobre as principais tendências de consumo do mundo. O consultor apresentou algumas de suas experiências no mercado internacional e comentou sobre os grandes players do mercado.

Tecnologia: Novas experiências nas lojas físicas

A Visual Mix apresenta como opção para os supermercados brasileiros versão de Self Checkout que também recebe pagamentos em cédulas de dinheiro e não somente através de cartões. “Esse modelo de terminal atende aos consumidores que antes não podiam usar este tipo de PDV para pagar suas compras”, afirma Roseli Morsch, diretora da empresa. Outro destaque  são os PDVS acoplados aos recicladores, tecnologia que transforma o terminal em um caixa de alta performance, pois enquanto cliente realiza o pagamento da sua compra no reciclador, a operadora de caixa já pode iniciar o atendimento do próximo cliente da fila. Outra novidade é o ‘Visual Easy’, onde o cliente realiza todo o processo da compra por um aplicativo: registra os produtos da gôndola por captura de códigos de barra, realiza o pagamento no próprio celular e se dirige a estação de checagem. O Visual Easy significa a automação total da frente de caixa. É o futuro que chega como realidade aos supermercados brasileiros.

Alimentação: Meridiano apresenta café comestível na Super Rio Expofood

O produto é um confeito comestível em formato de grão feito com uma pasta de café 100% arábica integral e assim preserva as suas propriedades. Ao produto ainda é misturada uma massa de cacau, o que permite um leve toque do sabor do chocolate. Sucesso total com o público.

Confira os principais painéis da SRE Conference para 20 de março:

A Glória é fruto de um excelente trabalho: Qual papel você desempenha dentro da sua equipe? No seu Key Note, Giovane Gávio, o treinador e ex-jogador de vôlei, irá responder essa pergunta sob um ângulo novo e peculiar.

Live Marketing: Para conceituar o tema, a SRE Conference recebe Alexandre Mutran, gerente de comunicação regional da TV Globo em São Paulo, e professor de Live Marketing na pós-graduação da ESPM. O especialista em Live Marketing e Entretenimento vai apresentar as tendências do setor para 2019

Depois de levar um supermercado para dentro do Rock in Rio, em 2017, este ano foi a vez do Prezunic ir para a praia.  Lorena Santos, gerente de Marketing da rede irá abordar os segredos desse sucesso em plena orla da Barra da Tijuca. A rede Prezunic se consolida como uma marca genuinamente carioca utilizando esse tipo de estratégia.

Branding: Como as marcas crescem?

O diretor de planejamento e marketing da Globo, Roberto Schimidt, irá trazer insights sobre a transformação na forma de gerar e consumir conteúdo e como as marcas se adaptaram a este novo modelo. Ser relevante, repensar estratégias, descobrir o melhor caminho para o seu negócio: tudo isso será abordado neste Key Note.

Lei das Sacolas Plásticas: Mudanças à vista

Zita Krammer, gerente de embalagens para América Latina da Unilever, vai abordar os principais impactos da Lei das Sacolas Plásticas, que entrará em vigor no Estado do Rio de Janeiro a partir de maio, junto com Ana Paula Rosa, coordenadora do Conselho Jurídico da ASSERJ.
Krammer também vai apresentar o projeto PCR que utiliza polietileno (PE) reciclado pós-consumo em grande escala implantado no Brasil. A resina é utiliza na produção de embalagens da linha hair da companhia.

Programação completa: http://www.superrioexpofood.com.br/site/programacao-2019/ 

Deixe uma resposta