27 mar 2019

31ª Super Rio Expofood gerou aproximadamente oito mil empregos diretos e indiretos e apresentou novidades para o varejo alimentício

Entre os dias 19 e 21 de março a 31ª Super Rio Expofood gerou aproximadamente oito mil empregos diretos e indiretos. Com o tema ‘Conexões Humanas, Profissionais e Tecnológicas’ o evento reuniu mais de 50 mil visitantes de todo o país no Riocentro, oferecendo oportunidades de negócios para supermercadistas e grandes players da indústria. As principais tendências do setor foram apresentadas em mais de 100 painéis na SRE Conference, novidade desta edição. “A Super Rio Expofood movimenta a economia do Estado e arrecada investimentos, fomenta o turismo de negócios e lazer e aproxima supermercadistas, bares, restaurantes, hotéis e padarias de seus fornecedores, refletindo no bolso do consumidor”, afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, que realiza o evento em parceria com a Escala Eventos.

Seguindo o compromisso de valorizar e promover o Rio de Janeiro para todo o Brasil, a festa que marcou a abertura desta edição aconteceu na Ilha Fiscal, local de prestígio com grande relevância na história da cidade. O evento reuniu cerca de 800 convidados que puderam apreciar shows especiais que, com a direção de Liminha, realizaram um Tributo ao Rio. Subiram ao palco Paulo Ricardo, Fernanda Abreu, Evandro Mesquita e Toni Garrido. Na mesma ocasião foi anunciado em primeira mão que a Super Rio Expofood, a partir da próxima edição, irá se chamar SRE Trade Show. Inovação, Tendências e Conexões.

No dia 19, o renomado designer alemão Hans Donner abriu a SRE Conference e fez provocações à algumas tecnologias. “As crianças hoje não olham mais para os olhos do próximo e o tempo passa voando. Temos o maior valor que existe na nossa vida hoje, que é o tempo, e este está sendo devorado pelo Instagram, Facebook etc”, fazendo um convite à reflexão dos que estavam ali presentes. Marcos Piangers também falou sobre o tema e destacou a diferença das empresas inovadoras. “As empresas do Vale do Silício sabem o que serão daqui a 10 ou 20 anos. Eles estudam e baseiam suas mudanças em pesquisas de previsão para muitos anos. O que elas fazem hoje, foi planejado há muito tempo”, disse o autor do livro “O Papai é Pop” que virou best-seller e apareceu em todas as listas de mais vendidos do país.

A lei das sacolas plásticas, que entrará em vigor no Rio em 26 de junho, também foi destaque no evento. O jornalista André Trigueiro, editor-chefe do Cidades e Soluções da Globo News, falou sobre sustentabilidade e como muitas empresas estão atentas às necessidades do novo consumidor. “Essa mudança vai acontecer com o apoio da ASSERJ, a associação vai fazer uma campanha de conscientização e os clientes vão entender porque é importante fazer essa guinada.”, disse Trigueiro.

Para a estudante de administração Ianca Nascimento, de 22 anos, a 31ª Super Rio Expofood promoveu oportunidades de relacionamentos. “Aqui as pessoas conseguem fazer conexões em relação aos interesses delas, a novos fornecedores, ter conhecimento dos lançamentos do mercado. Acho as palestras muito importantes, porque no Brasil, geralmente, as pessoas começam a empreender sem saber como se gere uma empresa, então aqui elas conseguem ter conhecimento sobre esses assuntos.”, disse.

Os mais de 500 expositores registraram um saldo positivo. “A Super Rio é a primeira feira do ano e dá o norte de como será o trabalho dentro do autosserviço. Com relação aos negócios fizemos um desafio de vender mais do que na feira de São Paulo, e estamos muito próximos desta meta”, revelou Ricardo Ribeiro, coordenador de Trade Marketing do Grupo Petrópolis.

Guilherme Oliveira, gerente de marketing do grupo Alento destaca a importância de o evento atender a diferentes setores. “Achei a 31ª Super Rio Expofood bem grande. Trabalho para uma franqueadora com três marcas. O nosso time esteve espalhado pela feira vendo equipamentos, novos produtos e embalagens. Os stands estavam bem interessantes, e as palestras também. Inclusive fizemos uma reunião com um possível cliente”, disse.

Estreantes revelam saldo positivo

A cervejaria The Doctors tem apenas dois meses e meio de fundação, e estreou com o pé direito na 31ª Super Rio Expofood. “O evento foi sensacional, é a primeira vez que estamos aqui. Nossa cervejaria é recém lançada, mas foi fundamental para estar aqui para fazer negócios e colocar o produto no mercado. Muitas conexões serão concretizadas, o saldo foi muito positivo”, diz Ralph.

Andrea Salgado, gerente comercial da Nechio Congelados, também celebrou a estreia da empresa. “É a nossa primeira vez e foi bem gratificante, com certeza estaremos aqui no ano que vem. Fizemos muitos contatos, percebemos que a marca está conhecida”, disse.

A 73ª Convenção da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) também aconteceu integrada ao evento. A Convenção movimentou lideranças e empresários do segmento de panificação e confeitaria. Na ocasião foram lançados o “Pão do Rio” (Bunge) e o “Pão de Açúcar (Rosa Branca), e foram promovidos Talk Shows com alternativas para o setor de Panificação.

Faturamento do setor supermercadista em 2018

O setor supermercadista do Rio de Janeiro registrou faturamento anual em 2018 de R$ 39,3 bilhões, com crescimento nominal de 1% na comparação com 2017, de acordo com a ASSERJ.
O estado representa 11% do faturamento do país. Foram registrados 184.711 empregos diretos, ante 182.919 em 2017, criando 1.792 novas vagas. O levantamento destaca ainda que o setor encerrou o ano passado com 4.864 lojas e 20.648 checkouts.

 Novos produtos e serviços para o consumidor

Entre as novidades que fizeram sucesso com o público estiveram o ‘ovo vegano’ à base de amido de ervilha e o café comestível para maior praticidade do consumidor. Para as lojas, um dos grandes destaques foi um aplicativo que dispensa a ida ao caixa. Basta capturar o código de barras pelo celular e pagar pelo programa. Na sequência, o equipamento confere a compra ou o conteúdo adicionado ao carrinho e todas as etapas são realizadas sem que seja necessário pegar filas.

O varejo alinhado a causas sociais

A 31ª Super Rio Expofood 2019, em parceria com a ONG One by One e com a iniciativa Mesa Brasil do SESC-RJ, promoveu uma ação para destinar os alimentos expostos no evento que seriam descartados: doá-los para quem realmente precisa. Todos os expositores foram convidados a doar os alimentos no último dia. No total, foram doados cerca de 280 kg de alimentos. Entre eles, frutas, pães, biscoitos, massas, verduras e garrafas de água.

Convenção ABRAS

Com o tema “O consumidor transformando o varejo”, a 53ª Convenção ABRAS aconteceu pelo segundo ano consecutivo integrada a 31ª Super Rio Expofood. É também uma oportunidade para o público fazer conexões com os líderes supermercadistas de todo o Brasil. Mais de 700 executivos, representando os 200 maiores supermercados do Brasil estiveram reunidos no local.

Selo Verde

Alinhada com a tendência mundial de sustentabilidade e redução de lixo, esta edição teve como novidade a redução do impacto ambiental na cidade com a gestão integrada de resíduos, em parceria com a Boomerang Soluções Ambientais. Os resíduos gerados no evento foram descartados de forma sustentável: reciclagem, compostagem, aterro, descarte de óleo de cozinha, entre outros.

Sobre a SUPER RIO EXPOFOOD

Entre os dias 19 e 21 de março aconteceu a 31ª edição da Super Rio Expofood nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro com o tema “Conexões – Profissionais, Humanas e Tecnológicas”, que promoveu quase 100 horas de conteúdo e mais de 100 painéis durante três dias. O evento, realizado pela ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) e pela Escala Eventos, é reconhecido como o melhor Trade Show da América Latina, e apresenta novidades para milhares de empresários e profissionais dos setores de Supermercado, Panificação, Hotelaria, Franchising, Conveniência, Bares e Restaurantes.

Sobre a ASSERJ

Criada em 1969, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo unir, servir e representar o segmento supermercadista nos cenários político, econômico e social, promovendo a interação entre os players e o desenvolvimento da qualidade da gestão. Hoje comandada pelo executivo Fábio Queiróz, eleito presidente em 2015, a ASSERJ representa os interesses de mais de 300 grupos supermercadistas do Estado do Rio de Janeiro e oferece a seus associados diversos benefícios, como cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica.

Sobre ESCALA EVENTOS

Escala Eventos atua há mais de 30 anos no mercado de eventos de grande porte, nacionais e internacionais. A agência atrai a parceria de grandes marcas e empresas por reunir em seu portfólio todas as ferramentas para inserir no mercado grandes eventos e ações de marketing promocional. Trabalhando sempre com criatividade e sinergia, integrando técnica e sensibilidade, experiência e inovação, teoria e prática em todos os seus departamentos.

Sobre a ABRAS

A entidade nacional, com sede em São Paulo (SP) e escritório em Brasília (DF), representa o setor de autosserviço no Brasil, que responde por mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e gera mais de 1,8 milhão de empregos diretos. Atualmente, a entidade é dirigida por João Sanzovo Neto, acionista da rede Jaú Serve, no interior de São Paulo.

Deixe uma resposta