11 jan 2019

Brasileiro perde medo de ficar desempregado; centenas de contratações em supermercados do RJ reforçam otimismo

Com a posse dos novos governantes e as expectativas econômicas das equipes políticas, o medo de ficar desempregado dá espaço ao otimismo. É o que revela a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O levantamento aponta que o medo do desemprego caiu 10,7 pontos de setembro a dezembro do ano passado, para 55 pontos, o menor nível da série histórica, iniciada em 1996. Ao mesmo tempo, o levantamento mostrou que o índice de satisfação com a vida subiu 2,7 pontos no mesmo período, para 68,6 pontos.

Ainda segundo o levantamento, o medo do desemprego caiu em todas as regiões brasileiras, com destaque para o Sul, que registrou uma queda de 16,9 pontos no indicador. O receio com a desocupação caiu tanto em famílias de maior renda quanto em famílias com renda de um até cinco salários mínimos.

860 vagas em supermercados do RJ

Os resultados observados na pesquisa da CNI reforçam uma tendência que ganha fôlego desde o segundo semestre de 2018, em especial com relação a eventos como a Black Friday. O crescimento de contratações também é observado no desempenho do próprio comércio, apurado pelo IBGE na comparação de 2018 com 2017, que demonstra a expectativa positiva para 2019.

O setor supermercadista, em especial, faz contratações desde novembro/18 e deve chegar ao final de fevereiro/19 com 860 novas contratações no estado do Rio, segundo levantamento realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro — ASSERJ.

O Hortifruti Natural da Terra tem previsão de 200 admissões no período, enquanto o Costa Azul, membro da Rene Uno, deve preencher 180 vagas somente para as unidades Nova Iguaçu e São Pedro da Aldeia.

O Rede Economia Feira Nova contratou 121 colaboradores entre novembro e dezembro, e tem a previsão de contratar outros 75 – destes, 35 vagas seriam destinadas a pessoas com deficiência (PcD). Os Supermercados Casa do Sabão também estão investindo na contratação de PcD.

Deixe uma resposta