30 out 2018

Programa que insere idosos no mercado de trabalho recebe homenagem na Câmara Municipal de Niterói

O programa Talentos Experientes, da rede de supermercados Prezunic, recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Niterói, na região metropolitana do Rio. O colaborador Gustavo Aragão, de 67 anos, e há 16 anos trabalhando no Prezunic, foi agraciado com uma moção de aplausos.

A sessão solene, uma iniciativa do então vereador Roberto Saad – atual secretário municipal do Idoso em Niterói -, prestigiou a conduta da Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país – da qual o Prezunic faz parte – por incentivar a abertura de oportunidades para o público sênior. Por meio do programa Talentos Experientes, que aposta na contratação de colaboradores com idade acima de 50 anos, a empresa reforça o compromisso sociais e a promoção da qualidade de vida na terceira idade.

Segundo Roberto Saad, a homenagem se deve ao compromisso de responsabilidade social do Prezunic no apoio à causa do idoso, não somente em Niterói, mas em toda região metropolitana do estado. “A cultura praticada pelo Prezunic permite reintroduzir profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho e é um exemplo para outras empresas. A homenagem feita a Gustavo Aragão se deve a seu profissionalismo como gestor por tantos anos de trabalho, sendo uma reflexo dessa iniciativa”, disse o secretário.

“Foi uma grata surpresa ser escolhido para receber essa homenagem e representar tantos colegas experientes que fazem parte do quadro de colaboradores do Prezunic. Estou prestes a completar 68 anos de idade e certo do quando ainda tenho a aprender e contribuir para a empresa. Sou muito realizado em saber que faço parte de uma companhia que valoriza a diversidade de maneira geral”, ressaltou Gustavo Aragão, que exerce o cargo de gerente regional do Prezunic.

Idosos no mercado de trabalho

O envelhecimento da população é apontado como um dos fatores críticos do país que trará grande impacto social e econômico nos próximos anos.  De acordo com dados do IBGE, em 2057, quase metade dos brasileiros terão mais de 50 anos. Atenta a essa projeção, no ano passado, a Cencosud Brasil estabeleceu como compromisso social a promoção da qualidade de vida na terceira idade. Para isso colocou em prática o programa Talentos Experientes, que incentiva a contratação de pessoas acima de 50 anos.

Em seu primeiro ano, a iniciativa resultou na contratação de mais de 150 pessoas nessa faixa etária para trabalhar em diversas funções não só no Prezunic, mas também nas redes GBarbosa, Perini, Mercantil Rodrigues, e Bretas, outras bandeiras da Cencosud no Brasil.

A contratação de profissionais com mais de 50 anos já rendeu ao Prezunic um reconhecimento especial no ranking Great Place To Work, que avalia o desempenho das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Hoje 24% dos colaboradores no Prezunic têm mais de 50 anos.

Deixe uma resposta