02 out 2018

Prezunic aposta na contratação de colaboradores com mais de 50 anos

O envelhecimento da população é apontado como um dos fatores críticos do país que trará grande impacto social e econômico nos próximos anos.  De acordo com dados do IBGE, em 2057, quase metade dos brasileiros terão mais de 50 anos. Atenta a essa projeção, no ano passado, a Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país, estabeleceu como compromisso social a promoção da qualidade de vida na terceira idade. Para isso colocou em prática o programa Talentos Experientes, que incentiva a contratação de pessoas acima de 50 anos.

Em seu primeiro ano, a iniciativa resultou na contratação de mais de 150 pessoas nessa faixa etária para trabalhar em diversas funções não só no Prezunic, mas também nas redes GBarbosa, Perini, Mercantil Rodrigues, e Bretas, outras bandeiras da Cencosud no Brasil. “Temos disponibilizado vagas em todas as áreas, sem restrições, conforme a necessidade e disponibilidade de profissionais no mercado. Atualmente temos absorvido um volume mais significativo em posições de atendimento ao cliente. Além do desempenho, a conduta é um dos pontos fortes destes profissionais por serem mais responsáveis, maduros, pacientes e atenciosos no atendimento. Eles enriquecem a diversidade no ambiente de trabalho e o cliente reconhece e aprecia esse atendimento diferenciado, mais acolhedor”, explica Fábio Oliveira, gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil. Segundo ele, a expectativa é encerrar o ano com 270 talentos experientes.

Segundo Fábio, a contratação de profissionais com mais de 50 anos já rendeu ao Prezunic um reconhecimento especial no ranking Great Place To Work. “Hoje 24% dos nossos colaboradores no Prezunic têm mais de 50 anos. Além de proporcionar a inclusão, também trazemos a diversidade para o próprio time, a troca de ideias e de experiências, o que reflete positivamente na rotina e no relacionamento com colegas e clientes”, aponta.

Em ação

Hércules Dutra Neves tem 61 anos e trabalha há quase três na loja de Botafogo do Prezunic. É atendente e lida diretamente com o público. Ele relata a grata surpresa de ter sido selecionado para a oportunidade na rede aos 59 anos. “Não é fácil encontrar empresas que apostam nos profissionais idosos. Aqui somos motivados diariamente, somos valorizados pela nossa experiência de vida e pela maturidade com que conduzimos nossas ações no dia a dia. Sinto o mesmo em relação aos clientes da loja, que são respeitosos e gentis. Isso me dá energia para muito chão pela frente”, relata.

Completando 50 anos, o comunicador Ricardo Macena trabalha há quase 10 anos no Prezunic. “Já vi vários colaboradores com mais idade que eu entrando para trabalhar ao longo desses anos. Fazer parte de uma empresa que valoriza as pessoas com total respeito à diversidade é extremamente motivador. Sei que ainda tenho muito a contribuir não apenas nas minhas atividades diárias mas também na troca de experiência com novos colaboradores. A idade vai chegando, estou amadurecendo e me sinto sempre valorizado”, afirma.

Os interessados em trabalhar nas redes da Cencosud Brasil podem cadastrar seus dados no portal www.vagas.com.br/cencosudbrasil e conferir às oportunidades disponíveis.

Deixe uma resposta