matéria supermercadista
02 jan 2018

PREPARE SUA LOJA PARA O VERÃO

O verão chegou, e a estação é tida como uma das épocas mais movimentadas do ano para o varejo. O especialista em varejo Alexandre Ribeiro, da consultoria R-Dias, listou 4 dicas sobre como aquecer as vendas e atrair ainda mais o consumidor dentro da loja.

Para Alexandre, o Rio de Janeiro é uma cidade muito quente, porém, com uma perspectiva muito fresca. “As temperaturas são elevadas, e ao mesmo tempo as pessoas curtem mais essa coisa do ambiente fresco. As lojas da rede Hortifruti, por exemplo, prezam por esse frescor”, ressalta.

Invista nessas ações!

DICA 1: APOSTE NO FRESCOR DE SUA LOJA

Aumentar a sensação de frescor na loja, não referente a temperatura, e sim aos produtos. Truques simples: borrifar água nas folhagens e frutas para proporcionar um frescor agradável. Aumentar a exposição de flores e integrar plantas nas lojas. Utilizar ventiladores com vaporizador. Iluminar os itens que estão dentro de balcões refrigerados para que os produtos fiquem mais atrativos, como frios e embutidos. Usar lâmpadas direcionadas nesses itens, nas cores verde e vermelho.

DICA 2: AUMENTAR O FOCO EM PERECÍVEIS

O foco em produtos perecíveis normalmente tem apelo a uma vida mais saudável. O primeiro passo é aumentar a área de exposição, escolhendo itens mais coerentes a essa época do ano. Incluir novos itens nos sortimentos de cada setor pode dar um gancho para divulgação maior, buscando renovação.

DICA 3: IMPLEMENTAR A VENDA ATIVA

As abordagens dentro dos mercados estão mecanizadas. Deixar o produto exposto é suficiente para obter vendas, mas não precisa ser assim sempre! Existe algo que as feiras livres possuem e que precisa ser levado para o mercado: Sempre ter um atendente com sorriso no rosto, divertido, fazendo promoção do produto.

Alguns aspectos relevantes: fazer pequenas degustações relâmpago, induzir o consumidor de forma positiva a provar um produto que não tem no carrinho, e ressaltar as características positivas do produto. Por exemplo: folhagens no verão são altamente importantes para a hidratação.

É importante que o atendente saiba que ele também está no papel de vender. Essa interação tem alto poder de impacto para alavancar as vendas, ter alguém em cada setor de perecíveis estimulando o consumidor a conhecer o produto. Temos um cliente de São Paulo que investiu em fazer seu pessoal ter mais consciência de que são agentes ativos, e teve aumento de 18% nas vendas.

DICA 4: ESTABELECER METAS E PREMIAÇÃO AOS COLABORADORES

A loja precisa estar bem preparada e precisa vender esse conceito de forma ampla.
É interessante estabelecer metas claras de crescimento no setor de perecíveis, por exemplo: aumentar em 10% as vendas dos perecíveis perante o verão passado. Calcular o quanto vai ter de ganho com esse crescimento, e premiar a equipe que bater a meta com um percentual desse lucro.

Dica importante: O planejamento para o verão é fundamental, e deve ocorrer a partir do mês de setembro. Quanto mais em cima da hora as ações surgirem, menor será o alcance. Porém, no Rio de Janeiro o verão é mais longo do que em outros lugares, então, mesmo que o varejista faça essas ações agora ainda pode alcançar bons resultados. O varejo precisa voltar as suas raízes, é lá que está o trabalho forte de vendas!

 *matéria publicada na revista Super Negócios, produzida pela ASSERJ

                                             

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