Ana_Behrens
10 ago 2017

Prezunic é o 3º colocado entre as melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro. Pela 8ª vez a rede de supermercados figura no ranking Great Place To Work.

Associado ASSERJ, o Prezunic tem muitos motivos para celebrar. Pela oitava vez, a rede de supermercados figura entre as melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro. Dessa vez, a rede carioca ficou entre as três primeiras colocadas do ranking Great Places to Work, uma posição acima do ano anterior. O prêmio foi entregue na noite de segunda-feira (31/07), em cerimônia realizada no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon.

“Sem dúvida é motivo de muito orgulho para nós sermos o 3º colocado, e tem um sabor especial por ser no ano em que comemoramos 15 anos de fundação”, diz Ana Behrens, gerente de Recursos Humanos.

“O Prezunic desde a sua concepção teve como principal valor Pessoas (colaboradores e clientes) e toda tomada de decisão é pautada pensando em gente. Para se ter ideia, cerca de 300 colaboradores estão conosco desde o início; são pessoas que começaram ou fizeram carreira aqui a partir das oportunidades de desenvolvimento, dos treinamentos oferecidos e também do cuidado que temos com nossos colaboradores no dia a dia. Isso, sem dúvida, contribui para sermos um lugar onde as pessoas sentem orgulho em trabalhar, em ter um bom clima organizacional, em atrair profissionais que se identificam com nossa cultura para juntos alcançarmos as metas desejadas”, afirma Ana.

Equipe_Prezunic_recebe_premio

Com cerca de 7 mil colaboradores em 31 lojas e 1 Centro de Distribuição, o Prezunic se destaca pelo investimento no bem-estar e crescimento profissional do seu time. “Somos gente que cresce com a gente! Hoje 95% das nossas vagas de liderança são preenchidas por colaboradores promovidos internamente, e 99% dos cargos intermediários, também. Isso faz com que 100% de nossos gerentes de loja, hoje, sejam pessoas formadas dentro da própria empresa, que conhecem muito bem nossos valores, nossa maneira de trabalhar. Também nos orgulhamos da nossa política de valorização das mulheres, que representam 48% de nossos quadros, e da contratação de pessoas com mais de 45 anos, o que nos rendeu um reconhecimento especial no ranking GPTW Brasil em 2016. Hoje, quase 25% dos nossos colaboradores têm mais de 50 anos. Além de proporcionar a inclusão também trazemos a diversidade para o próprio time, a troca de ideias, de experiências, o que refletem positivamente nas atividades, no relacionamento com colegas, no atendimento ao cliente, sendo um diferencial competitivo”, orgulha-se Ana.

A capacitação também é um diferencial do Prezunic, a gerente de RH conta que a rede lançou o Campus Cencosud, plataforma de e-learning pela qual 100% dos colaboradores da Loja Formadora e equipes do administrativo têm acesso ao conteúdo, e completa: “Desde 2016 temos o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) para gerentes de loja, gerentes de setor e gerenciadores, com foco em gestão, atendimento e trabalho em equipe, e também temos o Faça Acontecer, programa para formação de sucessores, capacitando e desenvolvendo competências técnicas e condutuais para que possam assumir novos desafios na companhia. Em julho, por exemplo, tivemos dois gerentes de setor que foram promovidos a gerentes de loja.”

Além disso, na Loja Formadora, no Prezunic Barra da Tijuca, onde todos os colaboradores recém-chegados e os que recebem promoção são treinados, antes de assumirem suas funções nas respectivas lojas. Os formadores são colaboradores do próprio Prezunic que se destacam nos diversos setores. São 78 tutores que oferecem treinamento prático e teórico.

Os colaboradores que não completaram os estudos têm a oportunidade de participar do projeto Novo Telecurso, pelo qual orientadores contratados pela empresa dão aulas e preparam esses colaboradores para as provas de conclusão do MEC. O Prezunic já teve cerca de 5 mil pessoas formadas e muitas delas chegaram a concluir o ensino superior. Confira a entrevista com Ana Behrens:

O que faz da empresa um bom lugar para se trabalhar?

Liderança próxima aliada a comunicação oportuna e transparente sem dúvidas é o segredo.

Transparência nos resultados (divulgados para todos), mural e canais de comunicação interna atualizados com principais notícias;

Oportunidade de carreira: aproveitamento de 100% das vagas intermediarias com candidato interno;

Formação: Loja Formadora e cursos de liderança, técnicos e Padrão de Atendimento;

Comemoração de promoções e datas especiais, reconhecimento.

Temos benefícios compatíveis com o mercado, porém com olhar especial das áreas de Nutrição (dieta) e Medicina (programas de saúde para crônicos e gestantes)

O que o Prezunic faz para manter um bom clima organizacional?

No Prezunic investimos tempo no contato direto com nossos colaboradores. Comunicamos tudo com simplicidade e explicando o porquê. Reconhecemos e comemoramos as boas práticas e as datas especiais. Gerentes mantém uma política de portas abertas em seus escritórios. Cuidamos das pessoas, seja pela política de benefícios ou pelas simples ações em loja. No mês das crianças, por exemplo, os filhos dos colaboradores vão ao trabalho com os pais num determinado dia, e lá participam, juntos, de diversas atividades. No mês das festas juninas, promovemos arraiás nas lojas. Sempre procuramos manter esse clima de alto astral, o que conta muito para uma boa produtividade.

Por que ter uma política de valorização dos colaboradores é tão importante?

Nosso índice de turnover (rotatividade) é de 22,85%, bem abaixo do mercado, que foi 38,5%.  Temos produtividade 5% maior em relação ao  ano anterior e , especialmente em tempos difíceis de crise o fato de trabalharmos juntos, em time, faz muita diferença nas rotinas. Manter o colaborador na empresa é vantajoso em diversos aspectos. Temos profissionais satisfeitos e que já conhecem nossas práticas e nossos valores. Isso dá qualidade ao nosso atendimento e aos nossos processos internos. A baixa rotatividade também evita custos com rescisões e treinamentos, impactando, ainda, em economia de tempo.

Os interessados em fazer parte do time Prezunic podem cadastrar currículo no Banco de Talentos no www.vagas.com.br/cencosudbrasil

 

2017-08-01-PHOTO-00000602

Fotografia evento RJ

Paulo_DragoTelecurso

 

 

 

 

One Comment

  • Angela Maria.A.Louzeiro 20 nov 2017

    Boa noite! Adoro a politica de gerenciamento desse grupo.Já fui uma colaboradora em 2015.pedir desligamento por motivos pessoais inevitáveis.Atualmente não estou trabalhando,apesar de já ser graduada em língua portuguesa e cursando pós graduação no mesmo seguimento.Adoraria voltar à empresa e dar aulas de Português. PL os colaboradores.Adorei essa iniciativa e esse cuidado que a empresa tem.Além de ser uma ótima oportunidade que outras redes de supermercado não oferece aos seus colaboradores.

    Reply

Deixe uma resposta