01.09
01 ago 2017

ASSOCIADO ASSERJ: Conheça a história do GRUPO ROYAL

Em maio de 1956, pouco depois da posse de Juscelino Kubistech como presidente do Brasil, desembarca no Porto de Santos o imigrante japonês Seigo Chokyu (1918 – 2001). De passado brilhante na carreira diplomática, trouxe consigo sua família, e por três anos, dedicou-se a agricultura braçal em Porto Real – RJ.

A história da Rede Royal começou em 1959 quando o Sr. Seigo Chokyu, junto com sua família, abre uma pequena quitanda no extinto Centro de Abastecimento Rústico da CSN, na Rua 4, do bairro Conforto em Volta Redonda – RJ.

1959 foi um ano de muitos acontecimentos:

– País vivia os “Anos Dourados”;

– Euforia da vitória pela Copa do Mundo;

– Nascimento da Bossa Nova;

– Surge Roberto Carlos;

– Rock n’ Roll de Elvis Presley explodia pelo mundo afora;

– Fidel Castro dá o golpe e toma o poder em Cuba;

– Era o início da corrida espacial com a criação da NASA, EUA;

– Os russos por sua vez lançaram o Lunik 2 à Lua.

E no Brasil, JK impulsionava a economia com arrojo, com o lema “50 anos em 5”, criou a nova capital “Brasília” e o parque industrial brasileiro desenvolvia-se como nunca.Foi fabricado o primeiro automóvel brasileiro, o Fusca. Na época, o automóvel e a TV em preto e branco eram um luxo para poucos. Porém, para o Sr. Seigo Chokyu eram tempos difíceis, de poucos recursos e muito trabalho. O capital inicial do negócio não ultrapassava 3 salários mínimos, o dinheiro só era suficiente para pequenas quantidades, de 5 a 10 quilos de cada tipo de legumes e frutas.

Apesar das enormes dificuldades, a semente germinou regada pelo esforço e determinação de uma família que sempre acreditou na força de trabalho. Em 1º de abril de 1965, o pequeno negócio se organiza como empresa e ganha os primeiros funcionários, como nome de Mercearia Royal. Em 1960 é contratado o primeiro colaborador, o jovem Noel Bezerra da Silva (1936 – 2014), emigrante nordestino que ajudou a impulsionar os negócios. A pequena quitanda evolui e expande para os bairros de São João e Niterói. Em 1965 nasce o nome Royal.

Hoje a empresa ocupa posição de destaque na região, comandada por Keisabro Chokyu, Diretor Presidente. Com uma estrutura de ponta que reúnem sua sede, um Centro Administrativo e o Centro de Distribuição mais moderno da região Sul Fluminense. Este núcleo opera 10 lojas, sendo 5 em Volta Redonda, 1 em Barra Mansa, 2 em Resende, 1 em Nova Iguaçu e 1 em Bananal no estado de São Paulo. Trabalham na empresa mais de 2000 colaboradores.

photo

Deixe uma resposta