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07 jun 2017

GPA lança aplicativo que permitirá indústria promover ofertas exclusivas em suas lojas

O Meu Desconto, App (aplicativo) do GPA (Grupo Pão de Açúcar), estará disponível para o público a partir de 29 de junho. A nova ferramenta vai proporcionar ofertas personalizadas, conforme os hábitos de consumo dos clientes. Entre seus diferenciais está o fato de os descontos disponibilizados pela varejista serem exclusivos para cada CPF cadastrado e não para grupos com perfis de compra parecidos. Além disso, o Meu Desconto permitirá o acesso de fornecedores para que promovam ações promocionais diretamente ao público, de acordo com seus objetivos comerciais, e sem a interferência do GPA.

“O aplicativo marca uma mudança de cultura e estratégia do grupo, tanto na relação com os clientes quanto com a indústria. Queremos gerar relevância e valor”, disse Jorge Faiçal, diretor de gestão de categoria e marketing do GPA Alimentar, durante lançamento da nova plataforma, na sede da empresa em São Paulo. Para a varejista, essa também é uma forma de ganhar espaço entre concorrentes e, especialmente, de aumentar seu share of wallet, ou seja, o valor que o consumidor gasta nas lojas do grupo em relação ao total dos gastos com supermercados no geral.

De acordo com executivo, no longo prazo o Meu Desconto ainda vai possibilitar a transferência de investimentos do grupo em promoções massivas para as ofertas exclusivas e individualizadas, bem como a redução de divulgação em mídias tradicionais. “Acreditamos que chegará um dia que não mais precisaremos trabalhar com ações generalizadas em nossas lojas. E será uma economia e tanto com marketing”, afirmou.

Como vai funcionar o App

O aplicativo vai oferecer os descontos aos clientes dos programas de fidelidade das bandeiras Extra (Clube Extra) e do Pão de Açúcar (Pão de Açúcar Mais). O uso será gratuito e cada programa de fidelidade terá o seu App.  Ao baixar a ferramenta, o cliente terá acesso as ofertas de produtos que já costuma consumir nas lojas do grupo e de produtos novos pelos quais pode se interessar. “Em média, serão 60 categorias em promoção por CPF e quanto mais compras cada consumidor fizer conosco, mais ofertas vai receber”, explicou Jorge Faiçal.

As ofertas oferecidas pela varejista serão de no mínimo 20% sobre o valor de prateleira dos produtos. O usuário escolhe as que achar mais interessante, lembrando que elas terão validade de cerca de 15 dias. Todos os descontos escolhidos serão automaticamente validados no momento do registro da compra, seja nas lojas físicas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar ou no e-commerce da bandeira Pão de Açúcar. Haverá limite de quantidade de itens adquiridos por CPF. As promoções serão feitas em 250 categorias disponíveis no sortimento das lojas, que representam 90% das vendas realizadas pela varejista. O cliente receberá alertas variados quanto aos descontos que ganhar.

Ofertas da indústria

A plataforma ainda vai funcionar como uma espécie de marketplace para os fornecedores do GPA. Com isso, eles terão total autonomia para oferecer descontos aos clientes que desejam impactar. Até o momento, um total de 25 indústrias já fecharam acordos com o grupo para operar dentro da plataforma. Nesse sistema, as ofertas serão de, no mínimo, 15% e não haverá limite para o máximo. “Não teremos participação nenhuma nessas ações. Toda redução de preço feita pelos fornecedores será ressarcida por eles à nossa empresa”, destacou Jorge Faiçal.

Ao promover suas ações no App, os fornecedores terão a possibilidade de fazer filtros, conforme seus objetivos comerciais e de marketing, a partir da base de clientes cadastrados em cada programa de fidelidade – são quase 12 milhões de CPFs cadastrados. Segundo Renato Camargo, gerente de CRM e fidelidade do GPA Alimentar, essa é uma maneira de as empresas conquistarem novos clientes que não compram seus produtos, recuperar ex-clientes e lançar novidades com exclusividade. “A plataforma ainda dará à indústria acesso em tempo real à quantidade de clientes ativos, quais adquiriram os produtos ou não. Ou seja, ela vai proporcionar maior retorno aos investimentos em promoção nas nossas lojas”, contou Camargo.

Mais facilidade para o público

Outro serviço oferecido pelo Meu Desconto aos clientes é a facilidade na hora de registrar as compras na loja, a fim de evitar filas nos checkouts. Eles poderão optar entre escanear toda a compra antes de seguir para o checkout ou ainda agendar o horário que desejam passar pelo caixa. O aplicativo começou a ser desenhado em setembro do ano passado e durante cerca de dois meses foi testado por parte da rede de colaboradores do GPA.

Fonte: SM

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