18 mar 2019

Setor supermercadista do Rio de Janeiro fatura R$ 39,3 bilhões em 2018

Rio de Janeiro, 18 de março – O setor supermercadista do Estado do Rio de Janeiro registrou faturamento anual em 2018 de R$ 39,3 bilhões, com crescimento nominal de 1% na comparação com 2017, de acordo com levantamento da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O Estado do Rio de Janeiro representa 11% do faturamento do país. Foram registrados 184.711 mil empregos diretos no Estado, ante 182.919 mil registrados em 2017, criando 1.792 mil novas vagas de empregos. O levantamento destaca ainda que o setor encerrou o ano passado com 4.864 mil lojas e 20.648 checkouts.

Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e VP da ABRAS, contextualiza os fatores para o desempenho do varejo supermercadista. “A estabilidade política refletida na economia em nível Federal e Estadual, o maior investimento e atenção do governo Estadual para a questão da segurança pública no Rio de Janeiro. O estreitamento das parcerias entre supermercados e indústrias. E a tendência de crescimento da economia em nível nacional, pois já são 8 trimestres seguidos de crescimento econômico. Tudo isso impacta na confiança do consumidor e do empresário”, diz.

Queiróz ainda ressalta os desafios do setor com as mudanças tecnológicas. “Os empresários precisam cada vez mais ter pessoas qualificadas em suas lojas. Nós fomentamos o segmento através da Escola ASSERJ, oferecemos cursos para capacitar diversas áreas do varejo supermercadista. Novos formatos e novas experiências de compra precisam ser oferecidas a um consumidor, cada vez mais exigente”, declara.

Durante a coletiva de imprensa a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro apresentou a 31ª Super Rio Expofood, trade show do varejo alimentício que reúne 50 mil profissionais de todo o país para conhecerem os lançamentos e participar de workshops e painéis com as tendências atuais.

Nesta edição é lançada a SRE Conference, com o objetivo de apresentar quase 100 horas de conteúdo, com mais de 100 painéis que abordarão os principais temas do varejo brasileiro. “Para 2019, escolhemos o tema Conexões – Humanas, Profissionais e Tecnológicas, que irá pautar os painéis da SRE Conference. Queremos que o público leve insights para a vida, e não só para a carreira. Somos responsáveis por fomentar o setor, e vamos propor inovações, inteligência emocional, técnicas para gestão do tempo e qualidade de vida. O mundo mudou muito e vamos contextualizar tudo isso na Super Rio Expofood”, afirma Fábio Queiróz.

SACOLAS PLÁSTICAS

A ASSERJ debateu na última sexta (15), em audiência pública realizada na ALERJ, os critérios para adequação e cumprimento da lei de substituição das sacolas plásticas no Estado do Rio de Janeiro. A Associação informa que planos de ação que já se encontram em andamento para minimizar eventuais transtornos junto aos consumidores varejistas e as adequações do setor para promoção da substituição das sacolas descartáveis. O presidente Fábio Queiróz anuncia que se encontra em andamento uma campanha de conscientização para esclarecimentos e orientação dos clientes, associados e parceiros.

 

Assessoria de Comunicação
Agência A+
Atendimentos: Juliana Costa juliana@agenciaamais.com.br e Bianca Lavouras (bianca@agenciaamais.com.br)
Coordenação: Ana Carolina Hildebrandt (anacarolina@agenciaamais.com.br)
Contatos: 21. 3150-3053/ 98143-1113/ 98143-0333

Deixe uma resposta