img_1625
01 ago 2017

ASSERJ promoveu palestra especial sobre as tendências de consumo e as mudanças no comportamento do shopper para seus Diretores

Como está o consumo do Brasil e Rio de Janeiro?  A Christine Pereira, da Kantar WorldPanel, apresentou, na semana passada, para o Conselho Diretor da ASSERJ e profissionais de comunicação, marketing e comercial os hábitos de consumo do morador do Estado, comparando com o cenário regional, nacional e internacional. A pesquisa analisou 11.300 lares brasileiros, que representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo. Com esses registros, foi possível também regionalizar para um recorte do Grande Rio.

Segundo o estudo, o setor de higiene pessoal é destaque positivo de variação de volume de vendas, no Grande Rio, apresentando um aumento de +5,8%. A palestrante atribui o crescimento ao atual momento econômico. “Com a atual situação econômica do país os consumidores estão cortando gastos. A ida ao cabeleireiro já não está tão freqüente. Com isso, as pessoas optam por comprar produtos para cuidar da beleza em casa,”destaca.

Outro panorama relevante é a seção de produtos de limpeza. Ano a ano o gasto com empregadas domésticas e diaristas recua. Com isso, cresce a venda de produtos premium. “Com a perda do auxílio em casa, as donas de casa priorizam os produtos Premium que facilitam o trabalho”.

O hábito do consumidor impactou diretamente no desempenho do varejo. Por exemplo, os supermercados com até quatro lojas cresceram 21% de variação de volume na cesta (alimentos, bebidas, higiene e limpeza). Já o e-commerce aparece como uma grande oportunidade, pois registra somente 0,2% na venda dos produtos da cesta na América Latina. Os hipermercados, supermercados e conveniência representam 47,4% e os mercados de bairro, farmácias, entre outros representam 52,4%.

Segundo Christine, a pesquisa aponta que os consumidores estão valorizando cada vez mais o propósito claro das marcas, e fazendo escolhas mais inteligentes, buscando custo acessível x benefício claro. “A dica para atrair, converter e reter o shopper é apostar nos três S: simplificar, satisfazer e surpreender”.

A palestra especial sobre tendências de consumo no Brasil e no Grande Rio foi um evento programado pelo Calendário de Eventos da ASSERJ e oferecido para os associados da Associação. Para participar dos próximos eventos basta ser associado da ASSERJ. Confira aqui como: http://asserj.com.br/associativismo/ 

img_1624img_1628

Deixe uma resposta