IMG_2365
15 ago 2017

ASSERJ PARTICIPA DE SOLENIDADE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Aconteceu na ultima sexta-feira (11/08), no Palácio 450, em Oswaldo Cruz, a solenidade para entrega de certificados de capacitação profissional para 200 mulheres que foram vítimas de violência doméstica. O evento foi promovido pela Casa da Mulher Carioca Tia Doca, instituição que recebe mulheres em busca de cursos gratuitos e acesso a politicas públicas, com apoio da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, e da ASSERJ.

“Acima de tudo, nosso espaço visa levar as mulheres ao empoderamento que muda e reconstrói histórias de vidas. Temos uma equipe multidisciplinar e qualificada, pronta para escutar esta mulher”, afirmou Luciane Bousquet, diretora da Casa, na abertura da cerimonia de formatura.

Estiveram presentes na solenidade a Primeira-Dama do Município do Rio de Janeiro, Sra. Sylvia Jane Crivella, e a Subsecretária de Políticas para a Mulher, Comba Porto. Coincidentemente, a cerimonia aconteceu na semana em que a Lei Maria da Penha completou 11 anos.

“As estatísticas dizem que as mulheres trabalham em tarefas domésticas 11 horas a mais que os homens. Isso não é justo. 60% dos casos de lesão corporal ocorrem dentro do lar. Está no planejamento estratégico do nosso governo o combate à violência contra a mulher, essa mudança começa na luta pelo emprego e capacitação profissional”, diz Comba.

A Primeira-Dama, Sra. Sylvia Jane Crivella, parabenizou a todas as mulheres por terem concluído um ciclo importante em suas vidas e reforçou a importância de se aprimorarem nos estudos.
“O conhecimento não ocupa lugar, então quanto mais você tiver, melhor. Vocês precisam entender que, acima de tudo, são preciosas, são únicas. Você não é uma vítima, é uma sobrevivente, você venceu, está aqui hoje e vai começar uma nova página em sua vida”.

Jane Crivella encerrou seu discurso citando uma passagem bíblica sobre a mulher que edifica o lar. “Hoje vocês estão saindo daqui empoderadas, mas lembrem-se que são vistas e amadas por Deus. Não deixem ninguém desvalorizar vocês”, conclui. A Primeira-Dama informou que há planos para o Município ter mais casas como essa que oferecem capacitação gratuita para mulheres.

Após os discursos, as 200 formandas receberam seus diplomas sob aplausos e muita emoção. Foram 14 cursos dentre as capacitações em manicure, cortes e penteados, informática, decoração de balões, maquiagem, bijuterias, entre outras técnicas. Para finalizar em alto astral, houve uma apresentação de dança – Zumba –  ao som de Anitta, Simone e Simaria, e um delicioso lanche oferecido pela ASSERJ.

Para mais informações:

CASA DA MULHER CARIOCA TIA DOCA
Rua Julio Fragoso nº 47, Madureira.
Tel.: 2452-2217
casadamulhertiadoca@gmail.com

RIO PREFEITURA – ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

rio.rj.gov.br/web/smasdh
Informações: 1746
facebook.com/smds.rj

IMG_2279IMG_2288IMG_2316IMG_2331IMG_2335IMG_2365IMG_2378IMG_2386IMG_2399IMG_2402

Deixe uma resposta