01 nov 2018

Supermercados promovem ações de conscientização do Outubro Rosa

Ações de endomarketing para o Outubro Rosa promoveram a prevenção do câncer de mama com colaboradoras durante todo o mês. Nos Supermercados Campeão, colaboradoras de todas as unidades contaram com limpeza de pele e maquiagem; shiatsu; vacinação contra febre amarela e gripe; palestra de saúde bocal; além da palestra sobre câncer colo do útero e de mama com clínica da família.

A Rede Multi Market Teresópolis realizou palestras sobre Outubro Rosa e qualidade de vida. De forma rápida e objetiva, os palestrantes falaram sobre a importância dos temas e como hábitos saudáveis contribuem para autoconhecimento e prevenção de doenças. Os Supermercados Unidos do Recreio dos Bandeirantes e de Belford Roxo também realizaram palestras de prevenção e conscientização.

O Grupo Atlas/Casa do Sabão, em Nova Iguaçu, criou a Oficina da Mama, que confecciona próteses externas feitas com alpiste e meias 3/4 de poliamida. A durabilidade é de 12 meses após o primeiro uso e serão doadas ao Projeto Peito Aberto.

Para a Gerente de Recursos Humanos do Grupo Atlas, Fernanda Câmara, a ação valoriza a prevenção entre as colaboradoras, ajudando quem já teve a doença. “Tem sido um espetáculo proporcionar a oportunidade de doar amor fazendo as próteses, que serão doadas às mulheres que passaram pela mastectomia.”

O maior objetivo de todas as ações nas redes supermercadistas foi enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Dentre as dicas, o enfoque é para mulheres entre 50 a 69 anos, recomendando a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Próteses foram doadas para mulheres vítimas do câncer de mama

 

A produção das próteses pelas colaboradoras da Casa do Sabão

 

Colaboradoras do Campeão assistiram palestras e debateram sobre o Outubro Rosa com médicos e especialistas

O Outubro Rosa nunca acaba

Criado na década de 1990, o movimento conhecido como Outubro Rosa nasce para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente em 19 de outubro, com o objetivo de compartilhar informações preventivas, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Novembro Azul chegou

A partir de hoje a campanha é para a prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculino, tema do Novembro Azul. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Deixe uma resposta