17 out 2018

Conselho de Recursos Humanos da ASSERJ debate prevenção ao câncer de mama para colaboradoras de supermercados

A Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) promoveu o Conselho de Recursos Humanos supermercadista no Mercado de São Sebastião, na Penha. Dentre outros assuntos, o enfoque foi o Outubro Rosa, ocasião do Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, comemorado na próxima Sexta-feira, 19.

Dezenas de representantes dos RHs dos supermercados participaram do conselho e receberam, de presente, da empresa Carelink, material publicitário a ser distribuído entre as colaboradoras. O objetivo foi instruir e capacitar os supermercados na prevenção do câncer de mama, através do autoexame.

A Carelink, empresa parceira da ASSERJ, desenvolve o material publicitário do Outubro Rosa com intenção de alcançar as colaboradoras de todos os supermercados associados. Palestras personalizadas nas lojas, com profissionais disponibilizados pela Carelink, estão no cronograma do Outubro Rosa. A empresa também começou a divulgação do Novembro Azul, que promove a prevenção do câncer de próstata.

O autoexame é a melhor prevenção

O autoexame de mama é recomendado a partir dos 20 anos de idade, mas não substitui o exame clínico, que deve ser feito a cada dois anos, a partir dos 30 ou 35 anos. A mulher pode ajudar na detecção precoce do câncer de mama fazendo o toque das mamas, mas encontrar um nódulo não quer dizer que seja um câncer. Só um médico pode fazer o diagnóstico após os exames.

A periodicidade do autoexame deve ser mensal e o ideal é fazer a palpação das mamas entre o quarto e o sexto dias, após o fim do fluxo menstrual. As mulheres que não menstruam devem fixar uma data para fazer a avaliação, sempre com apalpação dos seios em frente ao espelho e durante o banho ou deitada.

Na frente do espelho, a mulher deve observar se há deformação ou alteração no formato das mamas, abaulamentos ou retrações e feridas ao redor do mamilo. No banho ou deitada, a mulher deve observar a presença de caroços nas mamas ou axilas e secreção nos mamilos.

Deixe uma resposta