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06 jul 2017

Fórum de Fortalecimento do Varejo Supermercadista do Rio de Janeiro reúne indústria e principais supermercadistas do Estado para alinhamento comercial

A força do varejo do Rio de Janeiro, o seu potencial de econômico e a importância do alinhamento com a indústria e fornecedores foram o destaque do I Fórum de Fortalecimento do Varejo Supermercadista do Rio de Janeiro, que aconteceu na última quinta-feira, no Hotel JW Marriot, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento, que foi realizado pela ASSERJ e Revista Supermercado Moderno, aconteceu pela primeira vez na capital fluminense. Bombril, Cepêra, Vigor e McKinsey & Company apresentaram os seus cases e como podem contribuir ainda mais para aumentar as vendas dos supermercados do Estado.

Na abertura, Sérgio Alvim, Diretor Executivo da SM, enalteceu a potência do varejo regional e como o atual momento deve ser encarado com inteligência. “O varejo regional é uma locomotiva e não pode parar. Ele tem a força de movimentar o Brasil, mas é preciso inteligência. Não é só com promoção que se vence este momento. O supermercadista precisa entender que sem margem não há futuro”, ressalta.

Representada pelo presidente Luiz Gustavo Figueiredo Pereira da Silva e Rafael Silva Camara Mattos, Gerente Nacional de Trade Marketing, a Bombril apresentou como as recentes decisões de reestruturação influenciaram nas iniciativas da empresa que completará 70 anos em 2018, e conta atualmente com 2.300 funcionários. Vinda de uma recente reestruturação interna, a Bombril mexeu também na sua cartela de produtos. “Notamos que, com o atual momento, o consumidor está ficando mais em casa e, por isso, precisa limpar mais. Esta é uma oportunidade para os produtos Bombril. Atualmente estamos focados em parcerias comerciais e em gestão de categoria. Com isso, revimos o nosso portfólio, embalagens e tamanhos”, destaca. Rafael Mattos apontou quais as melhores oportunidades para o varejista do Estado dentro dos produtos da marca. “Para o Rio de Janeiro, as nossas apostas são as esponjas, amaciantes e saponáceo cremoso”, ressaltou.

Fábio Acayab, Gerente Executivo Trade Marketing da Vigor Alimentos, apresentou a evolução e os resultados da marca nos últimos anos e a penetração da categoria Grego no mercado de iogurtes. “De 2012 para 2016, a Vigor conquistou um crescimento de 20% comparado a 5% de seu principal concorrente. Neste período alcançamos 4 milhões de novos domicílios e continuamos expandindo o consumo de iogurte.” Considerada uma das marcas mais valiosas do Brasil,  a Vigor registrou que 25% do seu faturamento vêm dos lançamentos dos últimos três anos e eles não param de crescer. “Em abril, lançamos o Grego de bandeja e já está chegando ao mercado o Vigor Grego Pedaços, com pedaços de fruta. Outra novidade é o Blend de Manteiga e Margarina e o cream cheese aerado da Danúbio.”

As promoções de atomatados foram o foco de Hugues Godefroy, Diretor Comercial da Cepêra. “Os atomatados são foco de ofertas abaixo de um real desde 2012. Isso influencia na qualidade do produto. As promoções precisam ser inteligentes e acompanhar o comportamento de compra do consumidor. Analisar como o cliente planeja a compra de um produto é fundamental para saber elaborar a melhor estratégia de ofertas.”

Juliana Lopes, Associate Partner da McKinsey & Company, alertou para a preparação em um momento decisivo do varejo: a negociação. “Clareza dos objetivos é fundamental para uma boa negociação. As duas partes (comprador e fornecedor) precisam ter a mentalidade do “ganha/ganha” e focar no equilíbrio de crescimento. Desta forma, os dois são beneficiados com o negócio.” Entender que os dois lados possuem objetivos em comum também pode ser bastante proveitoso. “Os dois precisam pensar em como ajudar a aumentar o volume de compra do consumidor. Este deve ser o pensamento mútuo.”

O evento contou ainda com a apresentação da IKMR Brasil, organização não governamental brasileira sem fins lucrativos, com atuação em São Paulo, e que conta com o apoio do ASSERJ Social, iniciativa de empreendedorismo social da Associação. É a única instituição no Brasil que se dedica especificamente às crianças refugiadas.

Participaram do evento membros do Conselho Diretor da ASSERJ, como Rosa Cunha e Manoel Cunha, do Intercontinental, Genival Beserra, do Costazul, Alex Ribeiro, do Prezunic, Carlos Ely, do Walmart, Viviane Areal, do Superprix, Walkyria Majestic, do Hortifruti, Claudio Guedes, Pão de Açúcar, Pietrangelo Leta, do Zona Sul, André Portes, do MultiMarket, Ronaldo Teixeira, do Princesa, Adenilson Vidal, da Rede Unidos, entre outros.

No dia 27 de julho, a ASSERJ promoverá o Simpósio Jurídico. Fique atento e não perca este grande evento!

Em breve divulgaremos todas as informações.

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