DATA: 30/11

HORÁRIO DE INÍCIO: 9h;

CARGA HORÁRIA: 8 horas;

LOCAL: Rua do Arroz, 90 – 4º andar – Grupos 443 a 466 – Mercado São Sebastião – Penha – Rio de Janeiro;

OBJETIVO: capacitar os colaboradores sobre a forma mais adequada de manipulação e armazenamento de frutas, legumes e verduras para redução de perdas e nos requisitos higiênico-sanitários necessários para garantir a segurança de FLV para o consumidor.

METODOLOGIA: Primeira parte: Exposição teórica, com apoio de material didáticoe de recursos áudio visuais.
Segunda parte: Observação prática da disposição de FLV e do pessoal envolvido, além de sugestões de melhoria.

PÚBLICO-ALVO: gestores, gerentes, supervisores, encarregados, líderes de equipe. Profissionais que trabalham nas áreas de recepção, armazenamento, manipulação, embalagens e conservação de FLV..

APRESENTAÇÃO: Marcos José de Oliveira Fonseca é Engenheiro agrônomo e possui doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em 2002. É Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desde 2001, e Supervisor do Núcleo de Apoio a Programação – NAP da Embrapa Agroindústria de Alimentos, desde 2013. Foi presidente do III Simpósio Brasileiro de Pós-colheita de Frutas, Flores e Hortaliças e do VI Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Vegetais, em 2011. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia/Fisiologia e Manejo Pós-colheita de Produtos Perecíveis.
Antonio Gomes Soaresé Químico e possui doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2003. Atua como Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária há 29 anos. Entre 1985 e 2011 participou de 22 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 13 destes. Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos e Tecnologia Pós-colheita de Frutas e Hortaliças. É responsável técnico pelo laboratório de Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita de Frutas e Hortaliças da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Embalagens, carregamento e descarregamento;
  • Seleção e classificação;
  • Expositores, temperatura e umidade relativa;
  • Perdas e desperdício;
  • Exposição de FLV e manuseio mínimo;
  • Aproveitamento;
  • Contaminação e desenvolvimento de microrganismos em alimentos;
  • Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA);
  • Noções de higiene pessoal e das instalações, equipamentos e utensílios;
  • Prática de lavagem e assepsia das mãos.
Para mais informações:
Carolina Moreira
(21) 2584-6339 / (21) 96425-3672
escola@asserj.com.br