10 jul 2018

Varejo simplificado

O número de brasileiros que fizeram compras pela Internet aumentou em 43% no ano de 2017. Este foi o resultado de um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 27 capitais do país. Do total de pessoas entrevistadas com acesso à Internet, apenas 4% admitiram nunca ter feito qualquer compra online.

Essa pesquisa revela que fazer compras online se tornou um hábito do brasileiro, e evidencia a transformação do perfil do consumidor com o advento das tecnologias. A mudança de comportamento não é privilégio do consumidor, do outro lado do balcão, os supermercadistas também estão se reinventando, mesmo que de maneira imposta pelo mercado, é o que constata a diretora da NL Informática, empresa fornecedora de soluções tecnológicas para gestão, Grasiela Tesser. “A chave fundamental nesse momento é investir em ações que atraiam o cliente, uma vez que os consumidores têm cada vez mais opções de compras e ofertas”, afirma.

Conheça 3 dicas para simplificar o varejo
NRF INSIGHTS – Por Grasiela Tesser

1 – Ser antenado ao que está surgindo no mercado

O supermercadista precisa estar aberto para as inovações que a tecnologia oferece. É fundamental buscar o que tem de novo no campo tecnológico, pesquisar e entender o que faz sentido e pode ser implementado no seu negócio

2 – Ter foco na excelência operacional

Não adianta colocar as maiores tecnologias de ponta dentro do supermercado e deixar de lado a excelência no atendimento ao cliente. Se não houver o produto certo para o cliente dentro da sua loja, ele vai optar por outro lugar.

3 – Ser próximo do cliente

Clienteling é a palavra do momento e significa justamente o envolvimento com o cliente.
É preciso entender o que o seu cliente quer e ser parceiro do consumidor. Para isso, adotar as tecnologias que possibilitam essa aproximação, como software de armazenagem de dados e aplicativos de pesquisas são fundamentais para mapear os desejos do seu público-final e fidelizá-lo.

Você conhece esses adventos?

Na 30ª Super Rio Expofood, Grasiela Tesser compartilhou as principais inteligências tecnológicas apresentadas na NRF Big Show, o maior e mais importante evento de varejo do mundo:

SELF CHECK-OUT

Resultado de imagem para SELF CHECKOUT

REALIDADE AUMENTADA

Resultado de imagem para REALIDADE AUMENTADA

ROBÓTICA

Resultado de imagem para - ROBÓTICA

PRATELEIRAS INTELIGENTES E ETIQUETAS DIGITAIS

Resultado de imagem para PRATELEIRAS INTELIGENTES E ETIQUETAS DIGITAIS

 

Novos formatos para pagamentos

A tecnologia ocupa uma grande quota para quem busca inovação, e para Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, empresa brasileira de software, investir nessas tecnologias é uma maneira de fidelizar o cliente.

“Dessa forma, o empresário proporciona ao consumidor uma experiência muito mais agradável e tranquila na hora de realizar as compras no supermercado. Há menos atritos e burocracias, o que fará com que o cliente volte à loja”, confirma Maia.

Ao participar da 30ª Super Rio Expofood, a TOTVS apresentou aplicativos e softwares de inteligência artificial que podem gerar descontos personalizados, baseados no que o cliente já consumiu e no perfil dele.

Segundo Maia, esses serviços trazem benefícios tanto para os clientes quanto para o supermercadista. “Essas soluções são sinônimo de conveniência, mais rapidez e eficiência. O cliente não pega fila e a rede fideliza o consumidor porque atende a todas as expectativas dele”, conclui o executivo.

Deixe uma resposta