29 out 2018

Estratégias de Trade Marketing para ampliar as vendas

Atrair, encantar e fidelizar

Quando falamos em estratégias para aumentar as vendas, as ações em mídias digitais, publicidade e marketing de produto atuam como elementos chave nos bastidores. Mas o ponto de venda é o palco principal em que todas as ações implementadas geram a decisão de compra. Por isso, tão importante quanto a qualidade do produto ou do serviço oferecido, é a experiência proporcionada ao consumidor.

Acredite, os diferenciais oferecidos no PDV podem ser determinantes na hora de garantir que o consumidor ultrapasse às gôndolas e chegue até o caixa. “É preciso facilitar a vida do cliente, que tem cada vez menos tempo, oferecendo uma loja confortável, bem arrumada, bem sinalizada e de fácil entendimento sobre onde ficam as seções”, comenta Cynthia Vale, Gerente de Marketing do Superprix.

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COMO COMUNICAR A SUA MARCA E AMPLIAR AS VENDAS NO PDV?

No Trade Marketing cada detalhe comunica. Seja nas gôndolas ou fachadas dos supermercados, estratégias podem ser aplicadas para ampliar as vendas e comunicar ao consumidor os valores da sua marca. A Revista Super Negócios lista 4 dicas para aplicar estratégias de marketing assertivas no PDV:

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1 – Crie experiências sensoriais:

Explore os cinco sentidos que irão marcar e fidelizar clientes. Uma estratégia muito utilizada e que mantém a sua eficácia são as degustações. “Além de presentear os visitantes com alimentos saborosos, é uma excelente forma de apresentar um novo produto para experimentação, aumentando ainda mais as chances de compra”, completa Cynthia.

2 – Você conhece o Cross Merchandising?

Técnica usada em pequenas e grandes lojas, o Cross Merchandising é utilizado para gerar o impulso de compra por associação. Para isso, são disponibilizados nas prateleiras produtos que complementam outros, fazendo com que o cliente perceba a necessidade e adquira itens que não estavam programados em sua lista.

3 – Mantenha os preços visíveis:

Os preços estão entre os primeiros fatores que influenciam na hora da compra. Por isso, mantê-los acessíveis para o consumidor é muito importante para que ele sinta-se confortável durante a visita à sua loja. 

4 – Organização é importante:

Mantenha as prateleiras, piso e caixa limpos e organizados. Assegure-se que os produtos sejam constantemente reabastecidos para que durante a visita o consumidor não perceba nenhuma prateleira vazia.

A rede Superprix aposta em eventos de degustação de vinhos para fidelizar consumidores e aumentar as vendas. “Costumamos promover Festivais de Inverno com degustação de queijos e vinhos nas lojas, que elevam em 15% a venda dos vinhos. Em outros cases bem sucedidos apostamos na presença de sommelière, que tira dúvidas de novos produtos da área de bebidas especiais”, acrescenta Cynthia Vale.

CHEGOU AO PRIX

Para chamar a atenção do consumidor para as novidades, o SuperPrix aposta na Tag “Chegou ao Prix”. Contribui para o papel de chamar a atenção do cliente, despertando curiosidade para experimentar e conhecer o novo produto.

COMO REFORÇAR O MARKETING DE PRODUTO?

E como reforçar as vendas quando um produto está com baixa saída? Ações com promotoras ou a criação de um ponto extra numa localização estratégica da loja podem ser maneiras de aumentar as vendas.

O QUE É O PLANOGRAMA E POR QUE ELE É IMPORTANTE?

O consumidor está acostumado a chegar a uma loja ou supermercado e encontrar os produtos que precisa em determinada seção. Mas poucos sabem que existe um planejamento detalhado para determinar onde cada produto será exposto e posicionado nas prateleiras. Esse estudo é chamado de Planograma e tem como objetivo gerenciar a exposição dos itens e marcas para fomentar vendas e estimular a comunicação com o consumidor.

Reportagem publicada na revista Super Negócios (setembro/18).

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