amazon-go-cliente-asserj
20 dez 2016

Supermercado sem fila é a promessa da Amazon para 2017

Já imaginou ir ao supermercado e não encarar filas? Esta hipótese já é quase real. Quem deu um passo a frente e inovou o setor foi a gigante Amazon, que anunciou recentemente o Amazon Go, projeto que consiste em uma loja onde o consumidor entra, pega o que quer e vai embora.

Para fazer essa “mágica” acontecer, a empresa norte americana criou um ambiente totalmente automatizado e voltado para a tecnologia exclusivamente desenvolvida por ela.

O supermercado possui sensores e câmeras que utilizam técnicas de visão computacional e aprendizagem de máquina  —  como a utilizada nos carros autônomos  —  para, assim, entender quais produtos o cliente pegou (ou devolveu) na prateleira da loja. Os produtos escolhidos pelos clientes são atualizados na tela do celular e o valor da compra é cobrado na conta pessoal da Amazon. O único pré-requisito para fazer as compras é baixar o aplicativo Amazon Go e abri-lo na entrada do estabelecimento.

Além dos produtos, a loja vai oferecer ainda opções de alimentação para café da manhã, almoço, jantar e lanche, como: pães, leite, queijos e chocolates.

Para André Portes, CEO do MultiMarket e diretor do Conselho de Comunicação e Marketing da ASSERJ, o maior desafio de trazer uma iniciativa como esta para o Brasil é a tecnologia e quebra de cultura e a educação dos consumidores. “Muitas ações inovadoras, que antes duvidávamos, já deram certo no Brasil. Eu acredito que esta também possa dar. Não tenho como precisar em quanto tempo estará disponível, pois precisamos principalmente ter acesso a esta avançada tecnologia, democratizar os smartphones e a internet de qualidade e, além disso, ensinar a população a usar esta ferramenta”, destaca.

Por enquanto, o Amazon Go ainda está fase de teste e disponível apenas para os funcionários da empresa. A expectativa é que um supermercado para o público seja inaugurado no início de 2017, na cidade de Seattle, Washington, nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta