25 dez 2018

Realidade Aumentada chega aos supermercados do Brasil e reinventa experiência do consumidor

Integrar o espaço físico com o digital é tendência no mundo dos games. Mas essa ferramenta, conhecida como Realidade Aumentada, começou a se perpetuar em outras esferas além dos jogos. Hoje a RA é utilizada no ensino, design de produtos, ações de marketing, em treinamentos, suporte em plantas industriais, etc.

Não demorou muito para invadir também o setor varejista.  Hoje a RA é usada no varejo como forma de atrair os consumidores. Ela conecta supermercado e consumidor e facilita a experiência do cliente na hora das compras.

As empresas tecnológicas traçam estratégias para reinventar e auxiliar o dia a dia do consumidor e supermercadista. Um exemplo é auxiliar o cliente a encontrar determinado produto dentro de loja por meio da Realidade Aumentada. Outra vantagem que essa ferramenta busca trazer para os usuários é simplificar a vida das pessoas que não têm tempo ou não gostam de ir ao mercado.


AO REDOR DO MUNDO

A Coop Itália, maior rede de supermercados da Itália, firmou parceria com uma empresa global de consultoria de gestão e tecnologia da informação para reinventar a experiência do cliente na hora das compras com a abertura de uma loja de supermercados do futuro.

A unidade está localizada na área de Bicocca, Universidade de Milão, e oferece um ambiente de compras acolhedor, inovador e informativo. Ela combina o físico e o digital para recriar a atmosfera dos mercados locais ao ar livre, com soluções digitais inovadoras que fornecem informações úteis do produto, melhorando a experiência da loja.

A experiência do cliente é possibilitada pela implementação de mesas de exibição de alimentos interativas e prateleiras inteligentes, que tornam as compras mais atrativas e personalizadas, fornecendo aos clientes uma gama de informações de produtos.

EXEMPLO NO BRASIL

Para quem achou que essa realidade estava distante do mercado brasileiro, se enganou. No Brasil já está disponível a ferramenta SupermARket, primeira solução móvel a utilizar tecnologia de realidade aumentada integrada aos sistemas de gestão de supermercados e varejistas.

Criado pela Onlayers Brasil, empresa que desenvolve projetos de tecnologia em realidade aumentada, em parceria com a RP Info, o app identifica produtos a partir de imagens feitas pela câmera do celular ou dispositivo móvel dos usuários, e os direciona aos sites das lojas de sua preferência para realizar compras.

O SupermARket reconhece as imagens dos produtos e cria uma camada de intervenção virtual. Segundo o engenheiro eletrônico e sócio da Onlayers, Alexandre Boneto, o objetivo é ser um facilitador para uma vida cada vez mais corrida.

“Queremos fortalecer o modelo de compra remota para pessoas que não têm tempo ou não gostam de ir ao mercado. Neste sentido, a realidade aumentada traz grandes benefícios aos estabelecimentos e, principalmente, aos consumidores, uma vez que facilita a vida na hora de comprar produtos básicos”, disse Alexandre Boneto, engenheiro eletrônico e sócio da Onlayers.

Depois do sucesso do projeto piloto do SupermARket, que contou com dois parceiros da RP Info – as redes de supermercado Brasão (Paraná e Santa Catarina) e Bergamini (São Paulo) – a solução já está disponível para supermercados, atacados, mercados de pequeno a médio porte e lojas em geral. “Optamos por aplicar a realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista em nossas ações por serem aplicações com grande potencial em diversas áreas”, afirma Adriana Camargo, analista de sistemas e sócia da Onlayers.

COOP ITÁLIA:

O QUE TEM NO SUPERMERCADO DO FUTURO?

Mesas interativas: os produtos são exibidos no supermercado em grandes mesas interativas, onde um simples movimento da mão mostra informações sobre o produto em um monitor, incluindo sua origem, fatos nutricionais, presença de alérgenos, instruções de eliminação de resíduos, produtos correlacionados e promoções.

Estantes verticais: o layout tradicional das prateleiras foi repensado e associado a um aplicativo de toque, que permite ao cliente navegar pelas categorias de produtos, filtrar e pesquisar produtos mais adequados, descobrir promoções e ver informações detalhadas. O resultado é um rótulo estendido, que dá ao cliente uma visão mais aprofundada do produto que se está comprando.

Visualização de dados em tempo real: durante a jornada pela loja, o cliente pode ver uma grande tela de visualização de dados em tempo real que mostra o conteúdo, incluindo: valorização da marca, ofertas diárias especiais, sugestões de culinária, conta do Facebook, produtos mais vendidos e promoções para cada categoria, promovendo um ponto de interação adicional com os compradores.

DIFERENÇA ENTRE REALIDADE VIRTUAL X AUMENTADA?

Realidade Aumentada (RA): utiliza o ambiente real para inserir elementos virtuais nele.

Exemplo: o uso em supermercados (RA), que utiliza o ambiente real para inserir graficamente informações perceptivas extras criada por computadores, incluindo visual, auditiva, háptica, somatossensorial e olfatória.

Realidade Virtual (RV): insere as pessoas em ambientes completamente virtuais.

Exemplo: simuladores de voo que fazem com que a pessoa sinta todas as emoções e reaja em uma cabine de um avião com trajetórias pré-configuradas.

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