26 dez 2018

Confiança do Comércio aumenta e atinge maior valor desde abril de 2013, segundo FGV

A confiança do comércio no Brasil teve em dezembro uma melhora significativa, tanto na percepção dos empresários em relação à situação atual quanto nas expectativas, terminando o ano de 2018 em seu maior valor em quase seis anos, informou nesta quarta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com alta de 5,7 pontos, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) foi em dezembro a 105,1 pontos, atingindo seu maior nível desde abril de 2013.

— A confiança do comércio encerra 2018 com alta expressiva no quarto trimestre. É a primeira vez desde março de 2014 que o índice ultrapassa os 100 pontos, limite que identifica a transição para níveis elevados de confiança — destacou o coordenador da FGV/IBRE, Rodolpho Tobler.

De acordo com a FGV, 11 dos 13 segmentos pesquisados registraram alta em suas taxas de variação. O Índice da Situação Atual (ISA-COM) registrou sua terceira alta consecutiva, subindo 4,1 pontos, para 97,4 pontos, seu maior valor desde abril de 2014. O Índice de Expectativas (IE-COM) também apresentou sua terceira variação positiva consecutiva, avançando 7,0 pontos, para 112,58 pontos, registrando seu maior nível desde fevereiro de 2011.

— Depois de passar por períodos turbulentos ao longo do ano, como a greve dos caminhoneiros e o período eleitoral, os comerciantes esperam aumento de vendas neste final de ano e têm boas expectativas para o começo de 2019 — completou. Confira a pesquisa completa da FGV clicando aqui!

Resultado trimestral

Com os resultados de dezembro, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) médio do trimestre voltou a fechar em alta em relação ao trimestre anterior depois de dois trimestres de queda. Segundo a FGV, a alta no trimestre decorre da melhora do Índice de Situação Atual e do Índice de Expectativas — algo que não acontece desde o quarto trimestre de 2017. Esse resultado reforça o cenário de recuperação das vendas em 2019.

Sondagem da FGV coletou informações de 1.039 empresas entre os dias 4 e 20 de dezembro/2018

Deixe uma resposta