22 out 2018

Palavra do Executivo: Entrevista com Renato Barbosa, presidente da Coca Cola Andina Brasil

Renato Barbosa é presidente da Coca-Cola Andina Brasil, fabricante dos produtos da Coca-Cola no Rio e no Espírito Santo, e parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O executivo está próximo de completar 30 anos trabalhando no Sistema Coca-Cola.

SUPER NEGÓCIOS: Quais são os principais desafios de sua gestão? 

RENATO BARBOSA: Seguir crescendo e desenvolvendo o negócio mesmo diante do contexto externo tão desafiador, em diferentes aspectos.

SN: Sua liderança é pautada por quais pilares? 

RB: Expansão de portfólio de forma rentável e gestão rigorosa de custos. E me orgulho em perseguir esses objetivos com crescente melhoria do nível de serviço aos nossos clientes e satisfação dos nossos colaboradores, sem o que não haveria perspectiva de sucesso a longo prazo.


SN: Conte a sua história com a Coca Cola. 

RB: Comecei em 1989 na negociação para a aquisição da franquia em Brasília, depois assumi como gerente financeiro e 3 anos depois assumi a gerencia geral, permanecendo por 22 anos, até o final de 2011. Em Janeiro de 2012 assumi a posição de Presidente da Coca-Cola Andina Brasil, que atua nos territórios do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Ribeirão Preto. Estou próximo, portanto, de completar 30 anos trabalhando no Sistema Coca-Cola. Antes disso, trabalhei no Banco do Brasil por sete anos e no McDonalds, onde comandei a primeira operação fora do eixo Rio/SP.

SN: Como você analisa o setor atualmente?

 RB: Acredito cada vez mais na oportunidade de parceria estratégica entre a indústria onde atuamos e o canal de autosserviços. Estamos expandindo permanentemente e de forma acelerada nossa presença em diversas categorias de bebidas com alternativas que atendem demandas dos consumidores ávidos por ofertas para diferentes ocasiões de consumo. Essa é a típica relação que favorece os dois lados, que se dessa oferta de alternativas para geração de valor para nossos negócios, numa abordagem de convergência de interesses.

SN: Qual é a sua visão sobre a Super Rio Expofood, trade show promovido anualmente pela Asserj para o setor. 

RB: A Super Rio Expofood é um evento importante para os supermercadistas e indústria. Em um ambiente que promove o empreendedorismo e fomenta a apresentação de inovações em produtos e serviços, a feira fortalece parcerias e consolida relações de longo prazo, apoiadas em diálogos estratégicos entre o setor e os fornecedores.

Entrevista veiculada na edição de setembro/18 da revista Super Negócios.

Deixe uma resposta