20 ago 2018

Como vender mais conhecendo seus shoppers: o novo homem

Se até século passado o papel do homem quanto o da mulher era bem delimitado, hoje tudo mudou. Mais esclarecidos, mais participativos na rotina familiar, mais vaidosos, mais abertos a “experimentação”, com mais acesso e melhor poder aquisitivo, cuidam da pele, pintam cabelo, cuidam da estética. De acordo com estudos de mercado, há de fato uma maior preocupação e cuidado com a aparência. Mais de 60% dos homens dão muita importância à aparência.

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Adicionalmente, cuidam da casa, cozinham, vão aos supermercados e decidem suas compras. Nos principais centros urbanos, os homens já somam mais de 1/3 do público presente nas lojas varejistas.

Sem dúvida, este é um “nicho” com grandes oportunidades tanto para a indústria como para o varejo, já que, “quando vão às compras em supermercados possuem um tíquete médio entre 15% a 20% superior ao da mulher”.

Os setores com maior presença masculina são higiene e perfumaria – buscam por produtos específicos na linha de cuidado pessoal que vai do simples shampoo aos condicionadores, cremes de tratamento e até tinturas para cabelo, mas também se destacam os setores de bebidas alcoólicas e produtos mais gourmets (destacam-se carnes, queijos, temperos, azeites). 

Mais “racionais” sabem o que precisam e querem comprar, são mais objetivos e ágeis e atentos aos preços e qualidade.

Assim, para atrair, engajar, converter e fidelizar o público masculino são essenciais agilidade e praticidade no atendimento.

Para tanto, investir em sinalização, organização da gôndola por soluções, ofertas especiais, rapidez no check-out são ainda mais importantes para o shopper do sexo masculino.

Para maximizar resultados, exige-se de indústrias e varejistas um maior conhecimento sobre quem é o cliente que vai ao PDV, como se comporta, seu perfil, características, desejos, necessidades e seu processo de decisão para desenvolver ações mais direcionadas. 

GANHOS EXPRESSIVOS: CRESCIMENTO DE 2 DÍGITOS EM VENDAS

Loja de Perfumaria de 800 m2 em Santo André/SP criou uma gôndola especial para homens. Detalhe importante: a gôndola fica localizada próxima à porta e à área do caixa.

Permite ao cliente facilmente encontrar o que necessita, estimula-o a enxergar de fora da loja, reduz o certo constrangimento em entrar e permite maior agilidade e praticidade

É só escolher, pagar e sair!

*Artigo publicado na edição 4 da revista SUPER NEGÓCIOS, escrito por Fátima Merlin, Sócia Fundadora da Connect Shopper.

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