25 jun 2018

Entrevista com Genival Beserra – Rede Integra e Unno

Há mais de 40 anos atuando no varejo supermercadista, Genival Beserra iniciou mais um desafio em sua carreira: assumir o comando da Central de Negócios Integra, grupo de compras que reúne oito supermercados do estado do Rio de Janeiro. “Estou aprendendo muito com essa equipe, passei por várias empresas grandes, sempre em cargos de comando, mas estou aprendendo muito com os compradores, gerentes, diretores e presidentes na Rede Integra”, diz.

O executivo pernambucano iniciou sua trajetória no Makro, com passagens em cargos de liderança por Casas Sendas, Lojas Americanas, Continente, Prezunic e por último Costazul. O princípio básico de sua gestão é baseado em respeito e dignidade. “Se você não tiver respeito com as pessoas e com o negócio que faz, não vale a pena, as coisas não andam’’, comenta.

Para Genival, ter amplo conhecimento do que se faz é um dos atributos principais que o profissional do varejo deve ter. “Se você é gerente de loja, precisa conhecer as funções que vai desempenhar. Se for comprador, da mesma forma.” Outras características mencionadas pelo executivo são humildade, honestidade e respeito pelas pessoas.

Em sintonia com as mudanças tecnológicas do mercado e comportamentais do consumidor, Genival reforça que o varejo deve surfar nessa onda. “O varejo supermercadista passa, a cada ano, por transformações relacionadas à tecnologia. Estamos sempre atentos às tendências da moda, como por exemplo a mudança de comportamento do consumidor. Muitas pessoas moram sozinhas e as indústrias se preocupam com isso. As mudanças acontecem muito rápido, e o varejo precisa estar atento a isso e cadastrando esses novos produtos em suas gôndolas’’, ressalta.

O executivo afirma que o varejo brasileiro e o varejo carioca, em especial, não devem nada para nenhum país de primeiro mundo. “Temos lojas limpas, bem arrumadas, com layouts bem conduzidos. O varejo está bem atualizado com relação às tendências mundo afora”, completa.

Líderes do Varejo 

Para o executivo, quem quer ser bem-sucedido no varejo precisa saber lidar com as pessoas.  “Qualquer líder de varejo precisa gostar de gente. Muitas vezes busco por um gerente que não é especialista, mas é generalista, principalmente aquele que sabe lidar com pessoas. A gestão de pessoas no varejo é a coisa mais importante. Tem gente que não gosta de gente, mas gosta de mercadoria, de carros, de objetos; então essas pessoas não podem atuar no varejo, que é extremamente ‘mano a mano’. Cada pessoa é diferente uma da outra, então o gestor deve estar capacitado para saber lidar com essas diferenças.”

CENTRAL DE NEGÓCIOS INTEGRA

Bramil, Campeão, Costazul, Inter Supermercados, Princesa, Supermercados Real de Itaipu, SuperPrix e Vianense formam a Central de Negócios Integra. Juntas as redes somam mais de 16 mil colaboradores e mais de 130 lojas espalhadas em 110 bairros do estado. “A ideia é juntar o conhecimento de várias pessoas com muitos anos de varejo e melhorar o nosso negócio como um todo, fazendo com que todos cresçam. Essa troca que está acontecendo entre nós com a Central de Negócios Integra é muito rica, todos com muita humildade e cuidado. Tenho aprendido muito com o caçula da equipe, que é o Rodrigo, do Vianense, e também com o Sr Cunha, do Intercontinental, ele tem mais de 70 anos de varejo e fala do assunto como se estivesse começando agora. Nessa troca nós aprendemos e ensinamos, e eu estou recebendo muito mais do que estou dando. É uma rede de compras que vai fazer a diferença no varejo carioca. Queremos ser vistos pelo consumidor, fornecedor e funcionários, como um lugar com para se trabalhar e para se vender.”

Comment List

  • Cesar Borba 05 jul 2018

    Grande Genival !

    Sucesso nessa nova Jornada !

    Reply
  • Marcos Antônio rocha de almeida 28 jun 2018

    E uma parceria tem tudo q de certo.
    Ganha consumidor com essa nova união.

    Reply
  • Marcos Antônio rocha de almeida 28 jun 2018

    E uma união tem tudo q de certo,
    Aproveito a oportunidade de solicitar uma vaga neste nova rede.

    Reply
    • ASSERJ 02 jul 2018

      Olá, Marcos! Agradecemos o contato! Você pode enviar o seu currículo por e-mail para asserj@asserj.com.br

      Reply

Deixe uma resposta