18 maio 2018

Aprenda a lucrar com datas que estão fora do calendário oficial do varejo

Efemérides significam, em latim, “calendário”, ou, em grego “de cada dia”. Uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia. Trabalhar com um calendário promocional ajuda o supermercadista a planejar melhor efemérides que acontecem ao longo do ano e são pouco exploradas pelo setor. O que possibilita ampliar ainda mais as vendas nessas ocasiões.

Confira as dicas dos consultores de varejo Alexandre Ribeiro e Marco Quintarelli para lucrar com essas datas.

Quando o planejamento para efemérides deve ser feito?

Para o consultor Marco Quintarelli, o planejamento para essas datas deve ser anual, com avaliação semestral.

“Até novembro deve-se ter o planejamento para o ano posterior e a cada 6 meses as ações precisam ser revistas e ajustadas quanto ao movimento do comércio e variação da economia”. O consultor Alexandre Ribeiro, da R-Dias, alerta que o varejista se planeja pouco para aproveitar as efemérides, e reforça que o planejamento deve acontecer previamente. “No meu ponto de vista esse planejamento deve ser anual. Se a diretriz da rede for crescer na categoria de perecíveis, por exemplo, é preciso estabelecer todos os planos vinculados a essa estratégia”, diz.                                     
Cada loja pode fazer o seu próprio calendário, uma vez que o perfil dos clientes muda de acordo com a região?

Quintarelli afirma que quando falamos de uma rede de lojas de uma determinada empresa, esta deve ter seu posicionamento único, ligado ao de sua marca. Porém cada loja pode ter ajustes e ações adequadas àqueles clientes que são diferentes em perfis psicográficos. “Sendo assim, utilizamos os clusters, lojas ou grupos de lojas com perfis e hábitos de compras semelhantes.”

TRÊS FATORES PRINCIPAIS PARA O SEU PLANEJAMENTO

  • O primeiro item é o alinhamento da ação ou promoção específica com a estratégia da empresa, para garantir que isso contribui para atingir seu objetivo;
  • O segundo item é a representatividade do que o supermercadista está selecionando para as atividades promocionais;
  • O terceiro item é a forma como o tabloide será composto. As efemérides precisam de temáticas alinhadas com o que o supermercadista vai selecionar. Por exemplo: O Dia do Amigo gera confraternização, então itens de churrasco e bebidas são relevantes. Faz sentido ofertar um vinho, ou um corte nobre de carne.

*Dicas do especialista Alexandre Ribeiro

“O varejista precisa ser mais criativo, as campanhas são sempre parecidas do ponto de vista temático. Por exemplo, o Dia do Cliente deveria ser o Mês do Cliente, oferecer café da manhã nas lojas, preparar gincanas, fazer um corner com produtos de beleza e oferecer tratamentos para as mulheres com os produtos vendidos na loja. É preciso abordar o público de uma forma diferente, sempre com esse toque de criatividade”, ressalta Alexandre.

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Confira as dicas para as principais efemérides do varejo supermercadista:

Dia do Cliente
Quando acontece? 15/03
Por que investir?
Valorizar o cliente da loja ou da rede, ele se sente gratificado ao ser lembrado
Quando iniciar a campanha? Na semana 

Principais produtos: Toda e qualquer categoria que a loja perceba como importante e de crescimento naquele estabelecimento
Exposição casada: Sempre dos produtos que são de categoria em crescimento

Dia do Amigo
Quando acontece? 20/07
Por que investir? Mais uma oportunidade de “unir” as pessoas, um conceito ético que tem crescido de valorizar quem está ao seu lado
Quando iniciar a campanha: Na semana
Principais produtos: Perfumaria em geral, acessórios masculinos e femininos, roupas, livros
Exposição casada: Em algumas situações, como perfumaria e acessórios – Exemplo: “Presenteie seu amigo e seja presenteado” – leve e ganhe 

Dia dos avós
Quando acontece? 26/07
Por que investir? Porque avó é a segunda mãe! E o foco na terceira idade com o crescimento de produtos que atendam a este perfil de consumidor

Quando iniciar a campanha: Na semana
Principais produtos: Higiene e beleza (sabonetes, colônias, perfumes, hidratantes), vinhos, licores, produtos tradicionais, alimentos para um almoço de família.
Exposição casada: Sempre com leve e ganhe (avós adoram comprar e ganhar brindes)

Dia das Crianças
Quando acontece? 12/10
Por que investir? Uma data de grande importância para o varejo em geral
Quando iniciar a campanha: No mínimo 15 dias antes
Principais produtos: Brinquedos, jogos, roupas, smarthphones
Exposição casada: Focar em brinquedos e jogos, principalmente aqueles que podem ser aproveitados em família. 

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