04 abr 2018

ASSERJ visita bastidores do Whole Foods e Walmart em Orlando

A ASSERJ orgulha-se de viver um marco inédito em sua história: levar mais de 50 supermercadistas associados para Orlando com o objetivo de gerar conhecimento e aprimoramento para o setor. Na terça-feira, 03/04, aconteceu o jantar de boas-vindas ao grupo no restaurante Carrabba’s Italian Grill e apresentação da programação.

A primeira atividade dessa quarta-feira, 04/04, foi a visita técnica ao Whole Foods, rede de supermercado americana considerada a mais saudável dos Estados Unidos. O grande segredo da rede é a valorização de seus funcionários. A loja visitada pela ASSERJ, guiada pelo consultor de varejo Marco Quintarelli, possui 200 colaboradores que recebem constantes treinamentos.

Para a empresa, o respeito e cuidado com a felicidade de sua equipe são essenciais. “Cuide de seus funcionários que eles vão cuidar dos seus clientes”, disse Vick Santamaria, Marketing and Comunity Relations da loja. Exemplo disso é que todos os funcionários têm 20% de desconto nas compras.

Conheça algumas curiosidades do Whole Foods:

Possui o recorde mundial para a maior quantidade de queijo sendo cortada;

– Tem o maior número de profissionais certificados de queijos do mundo, todos do setor de queijos recebem treinamentos e são certificados;

– Possuem o primeiro bar de serviço completo de vinhos e cervejas dentro de um supermercado na Florida.

A segunda visita foi ao Walmart, uma das maiores redes de varejo do mundo e local muito cobiçado por brasileiros em Orlando. A rede investe forte no e-commerce, apesar de ainda ser uma área em crescimento. Possuem toda uma logística e estrutura para atender os clientes que procuram pela comodidade das compras online. Atendem em média 500 pedidos por semana, e o cliente recebe a compra em até 4 horas. A loja visitada pela ASSERJ foi inaugurada há um ano e possui 400 colaboradores.

Conheça os diferenciais do Walmart:

– Sistema de self checkout e a forte política de combate ao desperdício de alimentos.
A empresa cria diversas formas para reduzir o desperdício de alimentos e aumentar a produtividade;

– Somente o setor de FLV e produtos frescos representa 6,5% do faturamento total da loja;

– 500 milhões de dólares é a meta da empresa como um todo para economizar com o desperdício de alimentos em 2018

– Hoje 80% das transações são feitas pelos próprios clientes sozinhos. O self checkout é bastante usado.

– 25% dos pagamentos é feito em dinheiro e o restante é por meio digital ou cartões de crédito.

O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, faz um balanço sobre o primeiro dia de visitas técnicas as lojas líderes do varejo mundial. “Tivemos a oportunidade de conhecer dois mundos do varejo diferentes. Percebemos que a loja física vai continuar. As redes precisam do ponto físico para diminuir custos e estar presentes em todos os canais”, diz.

Ficou claro para os supermercadistas que a experiência de pagamento muito em breve vai estar completamente erradicada das nossas lojas. “Exemplo disso é o Walmart com o sistema de self checkout. Quando voltarmos ao Brasil faremos uma “aterrisagem” da nossa viagem com os participantes, não só sobre as visitas técnicas, mas também sobre o curso da Disney. Vamos debater as ideias e criar estratégias para aplicar todo conteúdo e conhecimento em nossas lojas no Brasil”, afirma.

Deixe uma resposta