23 mar 2018

Que Marravilha! Claude Troisgros encanta e ensina na Super Rio Expofood

O segundo dia da 30ª Super Rio Expofood foi fechado com chave de ouro por Claude Troisgros, renomado chef francês que fez fama no Brasil e é uma das principais referências gastronômicas do país atualmente. Na palestra “Empreendedorismo no mercado gastronômico”, oferecida pela ALELO, ele contou sobre sua trajetória até chegar ao sucesso de hoje, sempre prezando pela coragem de mudar e inovar nos seus empreendimentos.

Com o país atravessando uma crise econômica que começa agora a se dissipar, Claude não deixou de acreditar em nosso potencial. Ele contou como se apaixonou pelo Brasil desde que chegou ao país, há mais de trinta anos.
“Meu país”, ele disse.

Desde que fundou o Roanne no bairro do Leblon, arriscando basicamente tudo que tinha na época, até a abertura do Chez-Claude, na mesma altura do bairro que lhe abriu as portas na década de 80, Troisgros foi ousado e voou alto: empreendeu em Nova York com uma mistura da culinária tradicional de sua família (e de toda a França) com a do Brasil. Abriu restaurantes voltados para as carnes nobres, e foi parar na TV após questionar uma alta executiva da televisão por que não tínhamos um canal culinário no estilo do Food Newtork norte-americano. Foi assim que ele iniciou a trajetória de fama para além dos círculos mais elitistas do país (ele já cozinhou para presidentes) e entrou em lares de classe média e baixa, tornando-se uma celebridade.

Mas a TV o ajudou a mostrar seu lado mais simples, tirando a aura de “chef francês durão” e o revelando como o que é: um ser humano comum. Seguindo essa linha intimista, o Chez-Claude é mais uma inovação de Claude, carimbando essa característica como uma marca registrada tão grande quanto a qualidade de suas comidas.

Sem divisões entre a cozinha, o público e os alimentos servidos na panela para serem compartilhados na mesa, o chef pretende não só trazer a aura afetiva de uma mesa de família ou casal, mas também reduzir os custos sem abrir mão do sabor – essencial para empreender em sua área nos dias de hoje.

Quando perguntado sobre as novas tendências, ele mostrou que estar ligado nas atualidades é importante: o seu próximo restaurante, que já está sendo projetado, terá seu maior menu vegetariano até hoje, atendendo a um público específico.

No final, Troigros deixou um recado importante para quem sonha em abrir seu próprio negócio: “Empreender aqui não é fácil, ainda mais na crise. Mas tomar iniciativa e investir de forma inteligente, sendo positivo e buscando sua felicidade acima do lucro são essenciais para que as coisas funcionem. Assim como confiar nas pessoas que te acompanham nesses projetos”, disse.

Claude saiu do palco aplaudido, como era esperado, por uma platéia que voltou para casa inspirada por um homem que venceu os desafios que lhe foram apresentados sem nunca perder o sorriso no rosto.

Deixe uma resposta