23 fev 2018

RH Experience: Veja como foi o evento comemorativo pelos 2 anos da Escola ASSERJ

Desde sua fundação, em 2016, a Escola ASSERJ oferece cursos de capacitação em diferentes áreas voltadas para o setor supermercadista. Em 2018, completando 2 anos de atuação, a Escola ASSERJ ganhou novas modalidades de cursos e ampliou a sua atuação. Em comemoração, foi realizado o RH Experience, no dia 20/02, evento gratuito que recebeu cerca de 200 profissionais da área de recursos humanos, no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. Executivos do setor compartilharam seus insights sobre o tema: Pessoas, um negócio que dá certo.

Alexandre França, CEO da Aspen Pharma, abriu o workshop ressaltando que não importa em qual segmento você atue, ou o produto que vende, o ponto em comum entre as corporações são as pessoas. Para o executivo, o atual desafio do RH é encontrar a melhor forma de aproveitar as principais características dos colaboradores nas empresas.

Alexandre França

“As máquinas vão substituir o trabalho humano em muitas coisas. Ouvimos muito falar em inteligência artificial, mas não ouvimos falar em emoção artificial, isso só as pessoas têm. E faz diferença nas empresas. As corporações têm o desafio de saber encaixar as emoções reais no trabalho”, enfatizou.

França afirmou que para 2018 a farmacêutica está aberta para ideias novas na área de recursos humanos, como investir em ações sociais e em programas de desenvolvimento.

A Sol Brilhante Laticínios realizou um amplo treinamento de seus colaboradores com a Escola ASSERJ no ano passado, e o Diretor Comercial do Rio de Janeiro, Rodrigo Simões falou para o público sobre os efeitos dessa capacitação. “Todas as experiências que a Sol Brilhante teve com a Escola ASSERJ foram de grande aprendizado. Viemos de uma empresa familiar, e fizemos um treinamento inicial voltado para um segmento específico, que é o nosso queijo minas frescal. Junto com a Escola ASSERJ fizemos um trabalho personalizado, com uma linguagem simples, e todos os funcionários de nossa área comercial conseguiram ter uma didática correta com o curso”, afirmou.

Rodrigo ressaltou que os colaboradores ganharam confiança, e hoje vendem o produto com conhecimento. “Agora eles sabem os atributos de valor da empresa, isso graças ao treinamento na Escola ASSERJ. Estamos conversando sobre novos módulos para reciclagem para este ano. Agradeço a Escola ASSERJ, uma das grandes medidas que o presidente Fábio Queiróz implementou. Estive no lançamento há dois anos, quando conheci o André Aciolly, um dos treinadores da equipe, e naquela época despertou o sonho de poder reciclar todos os funcionários e promover um treinamento pedagógico e não familiar”, acrescenta.

O último palestrante foi o André Portes, Diretor Geral da rede MultiMarket. O executivo pontuou as principais responsabilidades dos profissionais de RH nas empresas, que vão desde prover empregos, até a entrega de resultados de melhora operacional para a direção das empresas. Portes estimulou a todos uma reflexão interna, fazendo perguntas relacionadas à propósito e motivação pessoal.
IMG_E3764

Após o Coffee Break, os participantes realizaram uma vivência em Design Thinking com a consultora Bianca Glaciano, do projeto Empreendendo Você. “Trouxemos uma metodologia de Design Thinking pensando em pessoas e não em produtos, como o mercado faz. Quando falamos de RH, falamos de olhar para as necessidades das pessoas. Nosso objetivo é induzi-los a pensarem em inovação, criatividade e comunicação assertiva. Acredito que esse evento, comemorando os 2 anos da Escola ASSERJ, vem ao encontro de expectativas que o mercado precisa, do que os líderes querem e o do que as pessoas estão procurando”, explicou.

AZTW7744

Ângela Teixeira, coordenadora pedagógica da Escola ASSERJ comemorou o resultado do evento. “O mote da Escola ASSERJ é desenvolver pessoas, e as palestras trouxeram o posicionamento de diferentes líderes, cada um com suas características.  Para esse ano, pensamos em fazer um novo evento em setembro”, disse.

Os participantes fizeram registros no evento e puderam levar fotos para casa com a Moov, empresa que oferece serviços de excelência para o varejo, como reposição de funcionários, terceirização de mão de obra, contratos temporários, recrutamento e seleção para a área do varejo. Inclusive, a empresa terá um stand na 30ª Super Rio Expofood com treinamentos, palestras e muitas informações no âmbito de consultoria em RH.

IMG_3704

Rita Carnevale, gerente executiva de RH da ASSERJ anunciou aos participantes que a Fundação Getúlio Vargas – FGV vai apresentar uma pesquisa sobre análise de mercado de trabalho durante a 30ª Super Rio Expofood, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de março, no Riocentro. E os instrutores da Escola ASSERJ também estarão no evento promovendo palestras técnicas. “Não será só uma feira de negócios, mas sim de conhecimento”, finaliza.

Comment List

  • jose luiz a.abrantes 12 mar 2018

    Gostei das materias deste site da ASSERJ.

    Reply
    • ASSERJ 12 mar 2018

      Obrigado pelo feedback, José! Continue acompanhando as notícias do setor com a ASSERJ!

      Reply

Deixe uma resposta